Veio a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos de Paris 2024 e com grande estilo. A judoca Beatriz Souza fez campanha perfeita e garantiu o primeiro lugar do pódio no judô, na categoria +78kg. Em sua estreia em Olimpíadas, Bia venceu a 1ª e 2ª do ranking da categoria durante sua trajetória. O ouro fez o Brasil pular posições no quadro geral de medalhas, terminando o dia na 19ª posição.

A medalha de Bia foi a única conquistada pela delegação nesta sexta-feira, mas o Brasil também obteve bons resultados e classificações. Entretanto, derrota dura no tênis de mesa com Hugo Calderano na semifinal do torneio, ficando de fora da decisão pelo ouro. Apesar disso, Hugo segue na disputa pela medalha de bronze, podendo ser a primeira conquistada pelo Brasil na história do tênis de mesa olímpico.

Confira tudo o que rolou no dia brasileiro na Olimpíada:

 

Judô

Atletismo

O atletismo começou com tudo, com diversas provas sendo realizada nesta sexta feira. Depois de “estrear” com a prata na marcha atlética com Caio Bonfim, o Brasil não teve um grande dia no esporte e apenas Valdiléia Martins, no salto em altura, conseguiu classificação. A brasileira irá disputar a final na modalidade.

Tiro com arco

A dupla brasileira Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano participou das oitavas de final das duplas mistas no tiro com arco, mas acabou perdendo o confronto contra a dupla mexicana Alejandra Valencia e Matias Grade. Ambos os brasileiros ainda disputarão o torneio individual.

Basquete masculino

A seleção brasileira masculina de basquete fez grande jogo diante do Japão e conseguiu a vitória, placar de 102 a 84. A vitória ficou ainda mais saborosa depois do triunfo da Grécia sobre a Austrália, que garantiu a classificação do time brasileiro como um dos três melhores da primeira fase.

Natação

O Brasil teve em ação Kayky Mota (100m borboleta), Mafê Costa (800m livre) e o revezamento 4×100 medley misto, mas não conseguiu bons resultados, sem classificações para as finais.

Ginástica de trampolim

Na estreia da ginástica de trampolim, Camila Lopes, no individual feminino, e Rayan Dutra, no masculino, caíram nas classificatórias.

Vôlei masculino

O Brasil precisava vencer a seleção do Egito por 3 a 0 no vôlei masculino para garantir a classificação como um dos melhores terceiros. Com tranquilidade, os comandados de Bernardinho não decepcionaram e aplicaram o placar necessário, avançando para a próxima fase.

Tênis de mesa

Um dos momentos mais difíceis do dia para o torcedor brasileiro foi a derrota de Hugo Calderano no tênis de mesa. O brasileiro era favorito para chegar até a decisão, mas acabou sendo derrotado pelo jovem sueco Truls Moregard, por 4 a 2. Agora, Calderano disputará a medalha de bronze, enfrentando o francês Félix Lebrun.

Canoagem Slalom

No ranqueamento do K1 cross masculino e feminino, modalidade estreante em olimpíadas, os brasileiros Pepê Gonçalves e Ana Sátila terminaram em 2º e 5º, respectivamente. As disputas da modalidade agora se iniciam no sábado, 03.

Boxe

No boxe, a brasileira Jucielen Romeu venceu a norte-americana Alyssa Mendoza e avançou para as quartas de final da competição. Já Wanderley Pereira foi derrotado pelo ucraniano Oleksandr Khyzhniak e está eliminado do torneio.

Vôlei de praia

Otimos resultados no vôlei de praia, que mostram a força do Brasil na modalidade. Primeiro, Carol e Bárbara venceram a dupla holandesa Stam e Schoon, no tie-break. Mais tarde foi a vez de Evandro e Arthur derrotarem os checos Perusic e Schweiner. Ambas as duplas garantiram 100% de aproveitamento e avançaram como primeiros colocados de seus grupos.

Quadro de Medalhas

A grande conquista de Beatriz Souza, que levou a medalha de ouro, fez com que o Brasil subisse no quadro de medalhas. Agora, com 7 medalhas totais (1 ouro, 3 pratas e 3 bronzes) o Brasil encerra o dia na 19ª colocação. China segue liderando com 13 medalhas de ouro. A França, país sede do torneio, assumiu a segunda colocação, com 11 medalhas douradas. Confira o quadro geral de medalhas:

Resumo Olímpico: Beatriz Souza conquista a primeira medalha de ouro do Brasil; confira tudo o que rolou
Reprodução/Olimpíada