Restaurante em SP dará pizza a vítimas de assaltos no aniversário da cidade; entenda

Campanha de estabelecimento em Pinheiros procura conscientizar sobre alto índice de roubos e furtos na capital paulista

Reprodução / Redes sociais
Foto: Reprodução / Redes sociais

Um restaurante localizado em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, promoveu uma campanha publicitária em que distribuirá fatias de pizza gratuitamente no aniversário da capital paulista, em 25 de janeiro, a vítimas de assaltos na região mediante a apresentação do boletim de ocorrência (B.O).

Por meio de uma rede social, em parceria com a página “Amo Pinheiros”, a pizzarria Da Mooca Pizza Shop publicou na quarta-feira, 21, imagens promovendo a conscientização do alto índice de roubos e furtos na região.

+ Operação ‘Haras do Crime’ contra roubo em dutos da Transpetro prende sete pessoas

+ Indústria da pizza movimenta 15 bilhões de euros por ano na Itália, diz estudo

As regras para garantir um pedaço da iguaria são básicas: basta apresentar o boletim de ocorrência de qualquer furto ou roubo desde que tenha ocorrido no bairro a partir de janeiro de 2025. A promoção vale entre sábado e domingo.

Veja a campanha do restaurante

Em entrevista à IstoÉ, Derek Wagner, um dos sócios da pizzaria, informou que a principal motivação da campanha é contribuir com a comunidade. “Há esse problema da violência em Pinheiros e a gente queria trazer luz para isso”, disse, antes de relatar casos que presenciou em seu cotidiano no bairro.

“Um turista estrangeiro estava com o telefone na mão, passou um rapaz de bicicleta na ciclofaixa e arrancou o celular dele. Em outra ocasião, um cliente nosso comentou que estava na rua Mateus Grou, saindo do mercado, ia pegar o celular para responder a esposa dele e teve o aparelho furtado”, declarou.

Segundo dados da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), Pinheiros foi o bairro paulistano com maior índice de furtos e roubos de celular em 2025, com 2.351 ocorrências, liderando o ranking da capital paulista. “Podia ter mais comando na cidade. Aqui em Pinheiros nunca tem, nunca vejo”, completou o comerciante.

O que diz a Secretaria da Segurança Pública

Em nota à IstoÉ, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirmou que a Polícia Militar mantém policiamento 24 horas por dia na região de Pinheiros, com diferentes modalidades de patrulhamento.

As forças de segurança também realizam ações integradas de prevenção, repressão e investigação contra crimes patrimoniais, por meio de operações como Impacto, Big Mobile e Mobile, voltadas ao combate ao furto, roubo e receptação de celulares, além das operações Drake, Centauro e Pedal, direcionadas a crimes praticados com o uso de motocicletas, inclusive por falsos entregadores.

“Como resultado do trabalho contínuo, de janeiro a novembro de 2025, a área da 3ª Delegacia Seccional (Oeste) registrou queda de 6,34% nos roubos em relação ao mesmo período de 2024. No intervalo, 5.483 infratores foram presos ou apreendidos e 415 armas de fogo foram retiradas de circulação“, disse a pasta.

A secretaria ainda afirmou que o registro do boletim de ocorrência, seja nas unidades policiais ou na delegacia eletrônica, é essencial para a investigação dos casos, bem como para que as polícias possam mapear as áreas de maior incidência criminal e, “desta forma, a Polícia Militar pode reorientar o policiamento ostensivo nas ruas, visando coibir todos os tipos de modalidade criminosa”.