Restaurante no Rio é eleito melhor italiano fora da Itália pelo 2º ano

SÃO PAULO, 16 DEZ (ANSA) – O Ristorante Hotel Cipriani, localizado dentro do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, foi eleito o melhor restaurante italiano do mundo fora da Itália pelo segundo ano consecutivo, na nova edição da premiação “50 Top Italy”.   

O ranking, que também elege as melhores casas italianas dentro do “Belpaese”, foi divulgado na última segunda-feira (15).   

Comandado pelo chef Nello Cassese, o Ristorante Hotel Cipriani, que também tem uma estrela Michelin, é o único brasileiro na lista com os 50 melhores italianos fora do país de origem.   

De acordo com o “50 Top Italy”, o local, “um dos restaurantes mais formais e históricos do Rio”, foi reconhecido por seu equilíbrio entre tradição e criatividade em pratos autorais, com destaque para a “técnica, paixão e ingredientes selecionados”.   

Além disso, a organização do prêmio descreve a experiência gastronômica como um tributo a cidades e regiões da Itália por meio de cores, aromas e sabores.   

A casa conta com um menu degustação que varia entre 11 e 14 etapas, “onde o chef combina com sucesso a tradição italiana com ingredientes locais”.   

“Referências à terra natal de Cassese, o jantar é aberto com pizza frita, excelente pão caseiro e uma berinjela à parmegiana que, por si só, já vale a viagem. Em seguida, do atum aos camarões com amêndoas e salada russa, até os pratos principais, as opções nunca decepcionam em termos de elegância e intensidade de sabor. A carta de vinhos é impressionante e o serviço é muito atencioso”, descreve o 50 Top Italy.   

O ranking destaca ainda “a vista para a deslumbrante orla que lhe dá nome” e o “charmoso ambiente retrô”, que apresenta “longas toalhas de mesa brancas e cadeiras vermelho-carmesim”: “Um hotel icônico, não poderia deixar de ter outro restaurante icônico: o lendário Cipriani”.   

Na segunda posição está o casal Alessandra Del Favero e Oliver Piras do “Il Carpaccio”, de Paris, dentro do Le Royal Monceau, seguido do “DaNico” em Toronto, do chef Daniele Corona. Confira o top 10 do ranking: Ristorante Hotel Cipriani – Rio de Janeiro, Brasil Il Carpaccio – Paris, França DaNico – Toronto, Canadá Rezdôra – Nova York, Estados Unidos De Vittorio Shanghai – Xangai, China Torno Subito – Singapura Fiola – Washington D.C., Estados Unidos Otto e Mezzo Bombana – Hong Kong Agli Amici Rovinj – Rovinj, Croácia Acquarello – Munique, Alemanha (ANSA).