Terminou o ritual de constatação da morte do papa Francisco, realizado na capela da Casa Santa Marta, residência oficial do finado pontífice no Vaticano.
Após a leitura do atestado de óbito, da validação do ato pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Igreja Católica, e das orações previstas no cerimonial, o corpo de Jorge Bergoglio foi colocado em um caixão feito com uma camada de madeira e outra de zinco.
Farrell também ‘selou’ a residência de Francisco enquanto o atestado era lido. Veja a cena:
Cardinal Kevin Farrell, Cardinal Pietro Parolin, and Archbishop Edgar Peña Parra seal the doors of the papal apartment in the Apostolic Palace and the door to the apartment of the Casa Santa Marta, where the late Pope Francis lived.
The rite of the certification of death and… pic.twitter.com/PP6j4SbqPr
— Vatican News (@VaticanNews) April 21, 2025
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o ritual durou cerca de uma hora. Em seguida, a capela situada no térreo da Casa Santa Marta foi aberta para os colaboradores de Francisco que quiserem rezar diante do corpo.
O calendário dos próximos dias ainda será anunciado, mas a expectativa é de que o Papa seja levado para a despedida dos fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a partir de 23 de abril, enquanto o funeral pode ocorrer entre 25 e 27. Já o conclave para escolher o sucessor de Francisco está previsto para começar na primeira quinzena de maio. (ANSA).