Comportamento

Resgatam cinco corpos de imigrantes no litoral espanhol

Resgatam cinco corpos de imigrantes no litoral espanhol

Um grupo de imigrantes espera sua transferência depois de chegar ao porto andaluz de Tarifa após o seu resgate nas águas do Mar Mediterrâneo, em 26 de julho - AFP/Arquivos

Cinco imigrantes mortos e pelo menos outros quase 500 vivos foram resgatados nesta quarta-feira (5) em frente ao litoral do sul da Espanha, anunciaram os serviços de salvamento.

Uma porta-voz de Salvamento Marítimo disse à AFP que os socorristas encontraram cinco corpos – quatro homens e uma mulher – ao socorrer os ocupantes de uma embarcação que se encontrava quase submersa no Mediterrâneo, entre o norte do Marrocos e o sul da Espanha.

Ao avistar a embarcação, um avião de Salvamento Marítimo lançou primeiro uma balsa salva-vidas. “A maioria conseguiu subir na balsa, mas cinco deles, não”, disse a porta-voz.

O navio de Salvamento resgatou 53 migrantes com vida nesta operação, e pouco depois socorreu com o mesmo procedimento mais 50, detalhou esse organismo em sua conta no Twitter.

Nessa mesma área, anteriormente, já haviam sido socorridos 86 migrantes que estavam à bordo de duas embarcações, e que se dirigiam ao porto de Almería (sudeste).

Mais 309 migrantes, que viajavam em oito embarcações precárias, foram resgatados durante o dia na área do Estreito de Gibraltar.

Ao longo do ano, mais de 28.500 pessoas chegaram pelo mar na Espanha e 313 morreram na tentativa, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).