NOVA YORK, 17 NOV (ANSA) – O Partido Republicano tirou das mãos do Partido Democrata o controle da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, em uma derrota do presidente Joe Biden nas eleições legislativas de meio de mandato.
Passados quase 10 dias da votação, os conservadores asseguraram 218 dos 435 assentos na casa, o mínimo necessário para garantir maioria, enquanto os democratas têm 211. Outras seis vagas seguem em aberto.
Contudo, os republicanos terão uma maioria menor do que a prevista nas projeções pré-eleições, enquanto o Senado continuará sob comando democrata, com placar de 50 a 49, sendo que uma cadeira na Geórgia tem segundo turno marcado para dezembro – em caso de vitória republicana, a distribuição ficaria em 50 a 50, mas o voto de desempate seria da vice-presidente Kamala Harris.
Em 2020, os democratas haviam conquistado 222 assentos na Câmara, contra 213 dos republicanos. “Estou pronto para trabalhar com os republicanos”, afirmou Biden, acrescentando que as eleições mostraram a “força e a resiliência da democracia americana”.
Já o conservador Kevin McCarthy, provável futuro presidente da Câmara, disse que os EUA estão “prontos para percorrer um novo caminho”. (ANSA).