O Egito, atual vice-campeão, se despediu neste domingo (28) da Copa Africana de Nações nas oitavas de final ao perder para a República Democrática do Congo nos pênaltis por 8 a 7 (após um empate em 1 a 1 nos 120 minutos), em San Pedro, na Costa do Marfim, horas depois de a Guiné ter eliminado a Guiné Equatorial (1-0).

O goleiro do time francês Rodez, Lionel Mpasi, converteu a última cobrança após o outro arqueiro, Mohamed Abou Gabal ‘Gabaski’, mandar a sua para fora.

Antes de Gabaski, Mostafa Mohamed, o artilheiro do Egito no torneio, com 4 gols, um por partida, também chutou para fora.

Do lado congolês, Arthur Masuaku isolou sua cobrança.

No tempo regulamentar a partida havia terminado empatada com gols no primeiro tempo de Meschack Elia (37′) para a República Democrática do Congo e de Mostafa Mohamed (45’+1, de pênalti) para os ‘Faraós’.

Este final cheio de suspense encerrou um jogo sem brilho, entre duas seleções que haviam se classificado para as oitavas com três empates.

A República Democrática do Congo chega às quartas de final ainda sem ter vencido nos 90 ou 120 minutos, mas pode se orgulhar de ter eliminado o Egito, o maior campeão da história da Copa Africana de Nações, com sete títulos.

A RDC vai enfrentar agora a Guiné, que se classificou ao derrotar a Guiné Equatorial por 1 a 0, com um gol marcado nos instantes finais dos acréscimos.

No Estádio Olímpico de Ebimpé, os guineenses jogaram em superioridade numérica a partir do início do segundo tempo, após a expulsão de Federico Bikoro no minuto 55.

Pouco antes eles haviam tido um gol anulado por impedimento (52′), enquanto a Guiné Equatorial perdeu um pênalti aos 69 minutos de jogo.

Foi com uma bela cabeçada de Mohamed Bayo (98′), após um cruzamento de Ibrahim Diakite que a Guiné garantiu sua vaga nas quartas de final, em um jogo que só ficou mais animado no segundo tempo.

É um momento histórico para a ‘Syli Nationale’, que nunca havia vencido um duelo eliminatório da Copa Africana das Nações. Foram vice-campeões em 1976, numa época em que os quatro finalistas disputavam no formato de todos contra todos, num quadrangular, para decidir o título.

— Jogos das oitavas de final da Copa Africana de Nações:

Sábado, 27 de janeiro:

(+) Angola – Namíbia 3 – 0

(+) Nigéria – Camarões 2 – 0

Domingo, 28 de janeiro:

Guiné Equatorial – (+) Guiné 0 – 1

Egito – (+) RD Congo 1 – 1

RD Congo se classificou nos pênaltis (8-7)

Segunda-feira, 29 de janeiro:

(14h00) Cabo Verde – Mauritânia

(17h00) Senegal – Costa do Marfim

Terça-feira, 30 de janeiro:

(14h00) Mali – Burkina Faso

(17h00) Marrocos – África do Sul

jld/mdm/iga/pm/aam