ROMA, 25 NOV (ANSA) – Representantes dos Estados Unidos e da Rússia devem se reunir nesta terça-feira (25) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em meio a uma maratona de negociações para se tentar chegar a um cessar-fogo na guerra na Ucrânia.
O objetivo seria apresentar a Moscou a versão mais enxuta do plano de paz apresentado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, elaborada após discussões entre delegações de Washington e Kiev em Genebra, na Suíça, no último fim de semana.
Segundo um funcionário da Casa Branca citado pela Reuters, o secretário de Exército dos EUA, Dan Driscoll, já se reuniu ontem (24) com funcionários russos em Abu Dhabi, e um novo encontro está previsto para esta terça.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, no entanto, afirmou que não tem “nada a dizer” sobre o assunto O plano apresentado por Trump continha 28 pontos, incluindo a cessão de toda a Bacia do Don (Donbass) para a Rússia e a redução das Forças Armadas ucranianas para 600 mil efetivos, bem como uma anistia para os dois países em guerra, porém as delegações de Washington e Kiev tornaram a proposta mais enxuta, com apenas 19 itens.
O objetivo é deixar com que os temas mais sensíveis sejam discutidos diretamente entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que podem se encontrar nos próximos dias.
“Prevemos organizar uma visita do presidente aos EUA o quanto antes, ainda em novembro, para concluir as fases finais e alcançar um acordo com Trump”, disse o secretário do Conselho de Defesa e Segurança Nacional de Kiev, Rustem Umerov. (ANSA).