Neste segundo bloco, Mara Ferraz continua a entrevista sobre emagrecimento saudável, longevidade e reposição hormonal com o endocrinologista e especialista na medicina de estilo de vida, Dr. Filippo Pedrinola.  

O papo se desenrola nos aspectos hormonais do corpo. O médico traz detalhes acerca do ‘Climatério’ e as alterações que o corpo da mulher pode acabar sofrendo com esse período de transição. É aí que a Reposição Hormonal entra em jogo. 

Pedrinola reforça o trabalho em conjunto do endocrinologista com o ginecologista: “É muito importante o endocrinologista trabalhar em comum acordo com o ginecologista, um não substitui o outro. Tem que ter a mamografia em dia, ultrassom transvaginal…”

É fundamental que a reposição hormonal esteja em harmonia com o processo de desinflamação do corpo, como a perda de peso e limpeza do metabolismo. O corpo da mulher precisa estar preparado para receber os hormônios em questão. 

No homem esse processo diverge um pouco, após os 30 anos, a diminuição dos hormônios ocorre de forma mais gradual, não existindo a ‘andropausa’. 

Para isso, é importante levar uma dieta saudável em paralelo à reposição hormonal, cuidando de dentro para fora do seu sistema imunológico, garantindo vida plena, com boa memória, e metabolismo vigoroso. 

Veja como realizar uma perfeita reposição hormonal, com as dicas do Dr. Filippo Pedrinola no Podmais. 

Assista ao episódio na íntegra!