Na noite da última quarta-feira (07), a repórter Jéssica Dias, da ESPN, foi vítima de assédio por parte de um torcedor do Flamengo. A jornalista, que cobria a chegada dos torcedores rubro-negros ao Maracanã, para a partida do Mengão contra o Vélez Sarsfield pela Libertadores, foi beijada, sem autorização, por um homem.

O homem, identificado como Marcelo Benevides, foi encaminhado para a delegacia logo após o episódio. Ele foi detido em flagrante e, na audiência de custódia, o Juizado Especial Criminal manteve a prisão e a converteu em preventiva.

O episódio lamentável vivido por Jéssica, infelizmente, não foi o primeiro dentro do futebol. Assim como Dias, outras repórteres vivenciaram situações de assédio enquanto participavam de transmissões esportivas.

Abaixo, listamos outros casos de assédio contra repórteres:

Sabina Simonato – Copa do Mundo 2014

No mundial realizado no Brasil, Sabina Simonato foi assediada duas vezes enquanto era repórter do ‘SPTV – 1ª Edição’. Na primeira ocasião, ela foi beijada por um torcedor croata enquanto falava com César Tralli, âncora do jornal. Na segunda situação, a jornalista foi beijada novamente, mas desta vez por um português, enquanto esperava o início da partida entre Portugal e Alemanha.

Reprodução/TV Globo

Luciane Kohlmann – Copa do Mundo 2014

Assim como sua colega de emissora, a repórter Luciane Kohlmann, que também cobria a Copa do Mundo de 2014, pela RBS TV, foi alvo de torcedores holandeses, que a beijaram sem autorização.

Reprodução/RBS TV

Júlia Guimarães – Copa do Mundo 2018

Cobrindo a Copa do Mundo da Rússia, a repórter Júlia Guimarães foi assediada enquanto se preparava para entrar ao vivo no programa Esporte Espetacular, antes do duelo entre Senegal e Japão. Um homem tentou beijá-la no rosto e foi criticado pela jornalista. De acordo com Júlia, ela também havia sido assediada no confronto entre Egito e Uruguai.

Reprodução/Twitter

Laura Zago – Copa do Mundo 2018

Repórter da CBF TV, Laura Zago foi mais uma profissional a sofrer assédio na Copa do Mundo da Rússia enquanto trabalhava. Um torcedor tentou beijá-la quando ela gravava um conteúdo antes da partida entre Brasil e Sérvia.

Reprodução/Instagram

Bruna Dealtry – Copa Libertadores 2018

Durante a cobertura do jogo entre Vasco e Universidad de Chile, pela Libertadores daquele ano, a repórter Bruna Dealtry, do antigo Esporte Interativo, foi beijada à força por um torcedor do clube Cruz-Maltino.

Reprodução/YouTube

Maria Fernanda Mora – Concachampions 2018

No fim de abril daquele ano, Maria Fernanda Mora, repórter da Fox Sports do México, cobria a festa do título do Chivas Guadalajara na Concachampions 2018 até ser apalpada nas nádegas por um torcedor. Ela reagiu golpeando o assediador com o microfone e foi insultada pelo agressor posteriormente.

Reprodução/Fox Sports México

Renata de Medeiros – Gre-Nal 2018

Repórter da Rádio Gaúcha, Renata de Medeiros foi agredida fisicamente durante cobertura de um GreNal (Grêmio x Internacional) em 2018. A comunicadora foi xingada pelo acusado e, em seguida, acabou sendo vítima de violência física.

Camila Diesel – Libertadores 2019

A comunicadora da Rádio Guaíba, que cobria o duelo entre Internacional e Nacional-URU na Libertadores daquele ano, usou suas redes sociais para afirmar que foi agarrada e beijada à força por um torcedor colorado.

Reprodução/Facebook

Karine Alves – Taça Guanabara 2019

A jornalista Karine Alves, que dava informações ao vivo sobre o clássico entre Flamengo e Fluminense, pela semifinal da Taça Guanabara, foi alvo de um beijo por parte de um torcedor rubro-negro.

Reprodução/Fox Sports

Julie Santos – Campeonato Carioca 2020

Repórter da FLA TV, Julie revelou ter sido assediada durante a gravação dos bastidores da partida entre Flamengo e Resende. Segundo a jornalista, um torcedor se aproveitou da gravação para passar a mão nela. Ela não soube identificar o autor do assédio, já que havia muitas pessoas ao seu lado durante a transmissão.

Reprodução/Instagram

Greta Beccaglia – Campeonato Italiano 2021

A repórter italiana, da Toscana TV, foi assediada ao vivo enquanto cobria o jogo entre Empoli e Fiorentina. Durante a transmissão, um homem beijou a mão da jornalista e depois deu um tapa em suas nádegas.

Reprodução/Instagram