Na noite da última quarta-feira (07), a repórter Jéssica Dias, da ESPN, foi vítima de assédio por parte de um torcedor do Flamengo. A jornalista, que cobria a chegada dos torcedores rubro-negros ao Maracanã, para a partida do Mengão contra o Vélez Sarsfield pela Libertadores, foi beijada, sem autorização, por um homem.
O homem, identificado como Marcelo Benevides, foi encaminhado para a delegacia logo após o episódio. Ele foi detido em flagrante e, na audiência de custódia, o Juizado Especial Criminal manteve a prisão e a converteu em preventiva.
O episódio lamentável vivido por Jéssica, infelizmente, não foi o primeiro dentro do futebol. Assim como Dias, outras repórteres vivenciaram situações de assédio enquanto participavam de transmissões esportivas.
Abaixo, listamos outros casos de assédio contra repórteres:
Sabina Simonato – Copa do Mundo 2014
No mundial realizado no Brasil, Sabina Simonato foi assediada duas vezes enquanto era repórter do ‘SPTV – 1ª Edição’. Na primeira ocasião, ela foi beijada por um torcedor croata enquanto falava com César Tralli, âncora do jornal. Na segunda situação, a jornalista foi beijada novamente, mas desta vez por um português, enquanto esperava o início da partida entre Portugal e Alemanha.

Luciane Kohlmann – Copa do Mundo 2014
Assim como sua colega de emissora, a repórter Luciane Kohlmann, que também cobria a Copa do Mundo de 2014, pela RBS TV, foi alvo de torcedores holandeses, que a beijaram sem autorização.

Júlia Guimarães – Copa do Mundo 2018
Cobrindo a Copa do Mundo da Rússia, a repórter Júlia Guimarães foi assediada enquanto se preparava para entrar ao vivo no programa Esporte Espetacular, antes do duelo entre Senegal e Japão. Um homem tentou beijá-la no rosto e foi criticado pela jornalista. De acordo com Júlia, ela também havia sido assediada no confronto entre Egito e Uruguai.

Laura Zago – Copa do Mundo 2018
Repórter da CBF TV, Laura Zago foi mais uma profissional a sofrer assédio na Copa do Mundo da Rússia enquanto trabalhava. Um torcedor tentou beijá-la quando ela gravava um conteúdo antes da partida entre Brasil e Sérvia.

Bruna Dealtry – Copa Libertadores 2018
Durante a cobertura do jogo entre Vasco e Universidad de Chile, pela Libertadores daquele ano, a repórter Bruna Dealtry, do antigo Esporte Interativo, foi beijada à força por um torcedor do clube Cruz-Maltino.

Maria Fernanda Mora – Concachampions 2018
No fim de abril daquele ano, Maria Fernanda Mora, repórter da Fox Sports do México, cobria a festa do título do Chivas Guadalajara na Concachampions 2018 até ser apalpada nas nádegas por um torcedor. Ela reagiu golpeando o assediador com o microfone e foi insultada pelo agressor posteriormente.

Renata de Medeiros – Gre-Nal 2018
Repórter da Rádio Gaúcha, Renata de Medeiros foi agredida fisicamente durante cobertura de um GreNal (Grêmio x Internacional) em 2018. A comunicadora foi xingada pelo acusado e, em seguida, acabou sendo vítima de violência física.
"Sai daqui, puta", gritou um torcedor do Inter pra mim. Pedi que repetisse enquanto eu filmava. Me agrediu. Nunca achei que fosse passar por isso TRABALHANDO 😔 pic.twitter.com/yn6W9scfp4
— Renata de Medeiros (@rmedeirosrenata) March 11, 2018
Camila Diesel – Libertadores 2019
A comunicadora da Rádio Guaíba, que cobria o duelo entre Internacional e Nacional-URU na Libertadores daquele ano, usou suas redes sociais para afirmar que foi agarrada e beijada à força por um torcedor colorado.

Karine Alves – Taça Guanabara 2019
A jornalista Karine Alves, que dava informações ao vivo sobre o clássico entre Flamengo e Fluminense, pela semifinal da Taça Guanabara, foi alvo de um beijo por parte de um torcedor rubro-negro.

Julie Santos – Campeonato Carioca 2020
Repórter da FLA TV, Julie revelou ter sido assediada durante a gravação dos bastidores da partida entre Flamengo e Resende. Segundo a jornalista, um torcedor se aproveitou da gravação para passar a mão nela. Ela não soube identificar o autor do assédio, já que havia muitas pessoas ao seu lado durante a transmissão.

Greta Beccaglia – Campeonato Italiano 2021
A repórter italiana, da Toscana TV, foi assediada ao vivo enquanto cobria o jogo entre Empoli e Fiorentina. Durante a transmissão, um homem beijou a mão da jornalista e depois deu um tapa em suas nádegas.
