Repórter da Globo reclama ao vivo de falha em abastecimento do SUS

Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

Repórter da Globo, Ananda Apple aproveitou sua entrada ao vivo no “Bom Dia São Paulo”, da TV Globo, para fazer uma reclamação sobre o abastecimento de vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A jornalista relatou que não conseguiu tomar a vacina da Covid-19, que está em falta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital paulista. Por ter 63 anos de idade, a profissional faz parte do grupo prioritário e precisa se imunizar a cada seis meses.

Em um link ao vivo no Planalto Paulista, bairro da zona sul da cidade, a profissional da Globo deu mais detalhes da situação e explicou que a Secretaria Municipal da Saúde disse que o último lote de vacinas contra a Covid foi enviado pelo Ministério da Saúde em outubro de 2024.

“A Secretaria Estadual da Saúde estabeleceu, a partir de janeiro desse ano, a cada seis meses um grupo específico tem que tomar a vacina contra a Covid, que são dos idosos, gestantes, puérperas, imunossuprimidos, também as pessoas com comorbidades… Mas nenhuma dessas têm conseguido”, relatou.

“Eu, por exemplo, que sou de um desses grupos, não consigo tomar vacina há pouco mais de um ano. Deveria já ter tomado a segunda dose dessas de seis meses em setembro… E nada. Não achei em nenhuma das regiões que eu circulei”, reclamou.

Ananda Apple, então, encerrou a sua participação, e Rodrigo Bocardi, apresentador do matinal, continuou o assunto no estúdio, dizendo que a Secretaria Municipal da Saúde alegou que aguarda novos repasses dos imunizantes.

Já a Secretaria Estadual da Saúde afirmou que solicitou doses em outubro, mas não recebeu a quantia total solicitada.