Torben Grael
Velejador

chamada.jpg
Apelidado de turbina pela forma como conduz os seus veleiros, Torben Grael, 49 anos, é um dos maiores esportistas de todos os tempos. O brasileiro é o velejador com maior número de medalhas olímpicas no mundo. Foram cinco: ouro em Atenas (2004) e Atlanta (1996), prata em Los Angeles (1984) e bronze em Sydney (2000) e Seul (1988). Em 2009, comandou o barco sueco que venceu a mais importante regata oceânica do planeta e foi eleito o Velejador do Ano pela Federação Internacional de Vela. É a referência e o nome a ser batido em um esporte tão tradicional quanto milionário.

Satoru Iwata
Presidente da Nintendo

satoru.jpg
Em 2002, ao assumir o posto de CEO da Nintendo, Satoru Iwata tinha uma dupla missão: controlar uma das maiores empresas do mundo no ramo do entretenimento e substituir Hiroshi Yamauchi, que liderara a companhia por mais de meia década. A julgar pelos resultados obtidos até agora, Iwata já provou que estava à altura do desafio. Sob seu comando, a empresa atingiu receitas superiores às da superpoderosa Apple e sacudiu a indústria dos jogos ao lançar o Wii, console que revolucionou a interação entre usuários e videogames. Pelo jeito, o japonês de 50 anos pretende ficar mais tempo no comando do que seu antecessor.

Ben Bernanke
Presidente do Federal Reserve dos EUA

ben_ber.jpg
Caracterizado como nota de dólar, Ben Bernanke, presidente do Federal Reserve (FED) – o banco central americano –, estampou a capa de fim de ano da revista “Time”, que o elegeu personalidade do ano de 2009. Aos 56 anos, recebeu a chancela do presidente Barack Obama para mais um mandato à frente do FED após ganhar destaque na condução das reservas financeiras americanas durante o período da crise que assolou a economia mundial no primeiro semestre do ano passado. Vale lembrar que os EUA foram um dos países mais afetados e, pela análise de especialistas, o saldo final poderia ter sido pior, não fosse a atuação discreta, mas certeira, de Bernanke.

Ban Ki-moon
Secretário-geral da ONU

ban_ki.jpg
O coreano Ban Ki-moon, 65 anos, secretário-geral da ONU, irá recepcionar em 2010 a cúpula do grupo que discute os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A reunião acontece em setembro, em Nova York, com a aguardada presença dos principais líderes mundiais. Os ODM fazem parte de um conjunto de oito metas referentes à erradicação ou eliminação de males sociais até 2015 e são adotados pela ONU desde 2000. O encontro de 2010 é uma importante oportunidade para a discussão dos esforços e projetos visando à redução da pobreza, da fome e de doenças, principalmente em países pobres da África. Será inevitável que se discuta também o aquecimento global.

Cesar Asfor Rocha
Presidente do STJ

cesar_asfor.jpg
Advogado de carreira, o ministro Cesar Asfor Rocha, 61 anos, assumiu a presidência do Superior Tribunal de Justiça em setembro de 2008 visando modernizar o Judiciário.
Deu prioridade à eliminação do processo de papel: só em seu primeiro ano de mandato, digitalizou cerca de 150 mil dos 240 mil Processos que correm no STJ. Até o mês que vem pretende transformar mais 390 milhões de páginas em arquivos virtuais, tornando o STJ o primeiro tribunal superior do mundo a digitalizar totalmente seus processos.

Jacob Zuma
Presidente da África do Sul

jacob.jpg
Aos 67 anos, Jacob Zuma é o quarto presidente sul-africano desde o fim do apartheid e o início das eleições multirraciais em 1994. Este ano, será o anfitrião da Copa do Mundo de futebol. Zuma já começou 2010 criando fatos: casou-se pela quinta vez. A nova esposa, a terceira viva, é Thobeka ­Madiba, 37 anos. Apesar de a poligamia ser permitida na África do Sul, a cultura é criticada pelos que acreditam que a prática estimula o contágio da Aids no país. Mesmo controverso, Zuma é atualmente o seu político mais popular e assumiu a Presidência prometendo um “momento de renovação”. Para este ano, seus principais desafios serão fortalecer a economia sul-africana e combater a crescente criminalidade.
Por enquanto, Zuma tem o apoio dos eleitores com base no lastro de quem foi exilado durante o regime do apartheid e companheiro de prisão de Nelson Mandela.

Margaret Chan
Diretora-geral da OMS

margaret.jpg
A médica chinesa Margaret Chan, 59 anos, atravessou 2009 em alerta. Diante dela esteve a primeira pandemia do século XXI, provocada pelo vírus H1N1 –, conhecida como “gripe suína”. Diretora-geral da OMS e uma das mais importantes administradoras de situações de risco na área da saúde, o nome de Margaret esteve entre os mais requisitados pela imprensa mundial. No último ano, as mais de dez mil mortes registradas em todo o mundo devido à pandemia obrigaram a OMS a monitorar o problema para evitar o pânico diante da ameaça de morte em massa. Em 2010, o papel de Margaret será novamente importante devido à persistência do vírus.

Woody Allen
Cineasta

woody_alen.jpg
Nascido e criado no bairro do Brooklyn, em Nova York, o cineasta Woody Allen, 74 anos, sempre fez de sua cidade o cenário de seus filmes. São cerca de 30 longas-metragens passados em suas ruas, praças, parques e construções famosas, retratando pessoas invariavelmente neuróticas ou em dificuldade amorosa. Um belo dia, Allen decidiu rodar um filme em Londres falando das neuroses e das paixões dos londrinos. “Match Point” foi tão bem-sucedido que foi seguido por “Scoop” e “O Sonho de Cassandra”, também realizados na capital Inglesa. Allen gostou da experiência de cineasta globe-trotter e fez o mesmo em Barcelona, na Espanha. Virou um cidadão do mundo. Este ano, ele fixa residência temporária em Paris para ambientar uma história na cidade. Já tem garantido o orçamento de US$ 30 milhões e a participação no elenco da primeira-dama da França, Carla Bruni. Outro projeto em estudo é um filme passado no Rio de Janeiro, previsto para 2011. Como adora música brasileira, sua discoteca de bossa nova e samba só tem aumentado.

Ricardo Lewandowski
Ministro do STF

ricardo.jpg
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, 61 anos, será o grande fiscal das eleições deste ano. Com a desistência do ministro Joaquim Barbosa, por problemas de saúde, ele ocupará a presidência do Tribunal Superior Eleitoral, a partir de março. Lewandowski foi relator da súmula que proibiu o nepotismo no poder público. Os políticos podem esperar um fiscal que não tem medo de dizer o pensa.

Luiz Carlos Trabuco
Presidente-executivo do Bradesco

luiz_carlos.jpg
O desafio do Bradesco em 2010 é encontrar uma maneira de retomar o título de maior banco privado brasileiro, tomado pelo Itaú e o Unibanco após a fusão. Trabuco já vem dando mostras de como pretende conseguir isso. Além de expandir a presença do Bradesco no País, a estratégia do presidente da instituição passa por novas aquisições. Com 58 anos, Trabuco é uma cria do Bradesco, onde entrou aos 18 anos. Natural de Marília (SP) e formado em filosofia pela USP, ele passou por todos os escalões da carreira bancária até atingir seu ápice em março do ano passado, quando assumiu a presidência-executiva do segundo maior banco privado do País, além de integrar seu conselho de administração.

Michel Temer
Presidente da Câmara dos Deputados

micheltemer.jpg
Aos 69 anos e em seu sexto mandato como deputado federal, Michel Temer é considerado o político mais influente do Congresso Nacional. Sua habilidade em saber ouvir, concordar ou discordar o transformou em um dos mais credenciados negociadores. Essa qualidade o levou por três vezes a presidir a Câmara e agora o credencia para reivindicar a vaga de vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff. Para conquistar mais esta, Temer tem um grande desafio: unir o PMDB em torno de um só candidato na eleição deste ano. Se tudo der certo, colherá os louros de, após duas décadas, reconduzir formalmente ao poder o maior partido do País.

Hu Jintao
Presidente da China

hu_jintao.jpg
Hoje terceira economia do mundo, a China deve ultrapassar o Japão este ano no ranking das potências econômicas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Quando esse fato for oficializado, os louros certamente recairão sobre Hu Jintao, 67 anos, que conseguiu fazer com que a China mantivesse bons índices de crescimento em 2009. Seu desafio este ano será reduzir o peso das exportações na economia chinesa e diminuir a dependência do país.

Clique nos links abaixo e conheça as 100 personalidades mais influentes no Brasil e no mundo.

Categoria: ESTRELAS
Parte 1Parte 2

Categoria: OUSADOS
Parte 1Parte 2

Categoria: POLÊMICOS

Categoria: DISCRETOS

Categoria: ÍDOLOS

Categoria: REVELAÇÃO

Categoria: INOVADORES
Parte 1Parte 2