José Serra
Governador de São Paulo

serra.jpg
Desde que despontou na política como presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), José Serra aliou o seu nome à clareza de objetivos e à perseverança – esses dois fatores lhe serão essenciais em 2010, ano em que o governador paulista pretende mudar-se do Palácio dos Bandeirantes para o Palácio do Planalto. Aos 67 anos, potencial candidato do PSDB à sucessão de Lula, Serra sinaliza que sua provável campanha terá como foco a capacidade para avançar nas conquistas sociais. Ao defender a continuidade do Bolsa Família, ele lembra que sucedeu o PT na prefeitura paulistana: “Tudo aquilo que dava certo eu mantive e melhorei.” Rumo a Brasília, além do sucesso da lei antifumo que implantou, ele terá entre seus trunfos uma série de obras no setor de transportes.

Sergey Brin e Larry Page
Fundadores da Google Inc.

sergey-e-larry.jpg
Apesar de terem nascido em continentes diferentes, os cientistas da com – putação Larry Page, americano, 36 anos, e Sergey Brin, russo naturalizado americano, 36 anos, tornaram-se uma entidadeúnica em 1995. Desde que o sistema de busca online desenvolvido por eles nos dormitórios da Universidade de Stanford transformou-se no império mais poderoso da internet, a dupla domina o mundo online graças à estratégia vencedora de combinar a criação de serviços gratuitos e revolucionários – caso do GMail, do Orkut e do Google Maps – com a aquisição agressiva de sucessos emergentes como o YouTube. Criadores de um novo paradigma empresarial, Brin e Page transformaram a Google Inc. em uma das mais modernas e inovadoras empresas do planeta. Não por acaso, estão empatados na 26a posição do ranking das maiores fortunas do mundo da revista “Forbes”.

Ricardo Teixeira
Presidente da CBF

ricardo.jpg
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, vai comemorar o seu aniversário de 63 anos, em junho de 2010, longe de casa. Ele celebrará na África, além do aniversário, sua sexta Copa do Mundo – vale lembrar que sob sua gestão a Seleção Brasileira levantou duas vezes o caneco (1994 e 2002). Apesar das polêmicas em torno de seu nome, Teixeira tem o mérito de ter transformado a Seleção Brasileira numa companhia de estrelas, com direito a patrocínios milionários. Bancou o ex-jogador Dunga no comando técnico da Seleção. Com Teixeira, seleções brasileiras de todos os níveis conquistaram 12 títulos mundiais e 27 sul-americanos, consolidando a hegemonia de nosso futebol. Membro do Comitê Executivo da Fifa, lutou para que o Rio de Janeiro sediasse a Olimpíada de 2016 e tem em suas mãos a coordenação da Copa de 2014, no Brasil.

Deborah Colker
Coreógrafa

deborah.jpg
Em busca de uma renovação nos dificílimos números de seus espetáculos, o premiadíssimo grupo canadense Cirque du Soleil convidou para criar o show comemorativo de seus 25 anos uma outra premiada artista: a carioca Deborah Colker, 49 anos – foi a primeira vez que uma mulher dirigiu uma produção do mais famoso circo do mundo. Em 15 anos de carreira à frente da companhia que leva seu nome, Deborah vem colecionando elogios – e prêmios. De abril a julho de 2010, seu mais novo balé, “Cruel”, viajará pelo Reino Unido. A coreógrafa, bailarina e pianista encantou o público da Copa do Mundo de 2006 com um número especial. Só resta fazer coro: Deborah para 2014.

debora colker 255.jpg

Confira trecho de um espetáculo da companhia de dança da artista Débora Colker, no teatro Municipal do Rio de Janeiro

Aécio Neves
Governador de Minas Gerais

aecio-neves.jpg
Governador mais popular do Brasil, o mineiro Aécio Neves, 49 anos, começou o ano de mangas arregaçadas. O esforço é para eleger o seu vice, Antonio Anastasia, como o próximo governador de Minas Gerais. Para isso, Aécio pretende criar uma ampla aliança política em torno do nome de Anastasia e, na campanha, compensar com o próprio suor as dificuldades naturais de um candidato que jamais disputou uma eleição. A estratégia será intensificada a partir de março, quando o governador deve se afastar do cargo e, assim, tornar possível a sua candidatura, provavelmente ao Senado. A sede do governo, nessas alturas, será a Cidade Administrativa, complexo arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. Manter Anastasia no novo palácio até 2014 é fundamental para o projeto presidencial de Aécio, que tem rejeitado a ideia de este ano integrar a chapa tucana como vice do governador paulista José Serra.

Roger Agnelli
Presidente da Vale

roger-agnelli.jpg
No comando da maior empresa privada do Brasil e segunda maior mineradora do mundo (suas vendas internacionais superam US$ 25 bilhões), Roger Agnelli, 50 anos, presidente da Vale, conseguiu superar a crise econômica e fechar 2009 com resultados melhores que as previsões iniciais. Uma tarefa nada fácil, tendo em vista a forte queda na demanda de minério de ferro no mundo. “Poderemos iniciar 2010 bem melhor do que começamos 2009”, diz ele. Perseverante e mantendo o bom estilo “brigão” na busca de seus interesses, Agnelli sobreviveu às acusações do governo federal, que o criticou pela demissão de mais de mil funcionários e pelo corte na produção, estratégias adotadas para superar os tempos difíceis.

Vladimir Putin
Primeiro-ministro da Rússia

vladimir.jpg
Após quase uma década ocupando a cadeira de presidente, Vladimir Putin, 57 anos, assumiu em 2008 como primeiro-ministro da Rússia. Quando subiu ao poder, em 1999, como interino com a renúncia de Bóris Iéltsin, prometeu tirar o país da crise na qual se encontrava  depois da ruína do modelo comunista. A tensão entre seu ímpeto modernizador, embasado claramente em preceitos capitalistas, e sua tendência autoritarista, que em muito lembrava os atos abusivos dos governos da antiga União Soviética, logo se evidenciou. Com as eleições russas programadas para 2012 e bons índices de popularidade, Putin já disse ter a intenção de concorrer novamente à Presidência.

Marina Silva
Senadora

marina-silva.jpg
Poucos brasileiros têm o respeito e a admiração da comunidade internacional quanto a senadora Marina Silva (PV-AC). Nascida em um seringal há 51 anos, analfabeta até os 16 e de saúde tão frágil quan to seu esguio corpo, esta ex-empregada doméstica tornou-se uma das maiores lideranças mundiais na luta pelo meio ambiente. Senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina enfrenta em 2010 um de seus maiores desafios: a disputa pela Presidência da República. No ano passado ela concretizou uma série de rupturas. A maior delas foi a saída do PT, ao qual estava filiada havia mais de duas décadas, em direção ao PV, que, apesar da sigla, se tornou um aglutinado de interesses heterodoxos. Mais do que vencer ou perder as eleições, a meta de Marina em 2010 será fortalecer seu nome no mundo político brasileiro.

Robert Parker
Crítico de vinhos

parker.jpg
O ano passado foi difícil para o negócio de vinhos finos por conta da crise. Em busca de uma resposta, a palestra mais aguardada do congresso internacional Wine Future, realizada no fim de 2009, na Espanha, era a do crítico mais influente do mundo: o americano Robert Parker. “A indústria do vinho é um dinossauro quando se trata de internet”, declarou. Parker é editor da conceituada newsletter “The Wine Advocate”. Aos 62 anos, ele é hoje a maior referência mundial no assunto, com poder de inflar preços ou derrubar vinícolas com as pontuações que atribui aos vinhos.

Johnny Depp
Ator

deep.jpg
Johnny Depp, 46 anos, dispensa apresentações. O ator americano conhecido por representar personagens esquisitos, ele mantém o status de galã: em 2009 foi eleito o homem mais sexy do mundo pela revista “People”. Em 2010 acrescenta um novo nome a sua lista de personagens bizarros e já vem aparecendo, na mídia, pálido, com os cabelos cor-de-laranja e os olhos verde-esmeralda. Essa caracterização mostra o ator personificando o Chapeleiro Maluco do filme “Alice no País das Maravilhas”. O ano de 2010 será de muito trabalho para esse ator que começará as gravações de “Dark Shadows”. Outro personagem que também deverá voltar às telas: o capitão Jack Sparrow de “Piratas do Caribe – Em Marés Estranhas”. Para participar do quarto filme da saga produzida pela Disney, ele recebeu o cachê de US$ 35 milhões.

 deep_site.jpg

Confira o trailer de "Inimigos Públicos", último filme do astro Johnny Deep, protagonizado ao lado de Christian Bale 

David Uip
Médico

david-uip.jpg
Ele costuma ser convocado para cuidar de celebridades como a top Naomi Campbell e o vice-presidente José Alencar. O infectologista David Uip, 57 anos, diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, centro de referência no combate às doenças infecciosas, é movido a desafios. Foi um dos primeiros médicos a atender pessoas com Aids no País e estará mais uma vez na linha de frente quando o inverno trouxer o vírus H1N1 para o Hemisfério Sul. Este ano, Uip pretende aumentar a capacidade de atendimento do hospital, ampliar o número de pesquisas e desenvolver projetos para melhorar o atendimento a pessoas com Aids. “A ideia é formar redes que unam conhecimentos para fazer cirurgias em portadores de HIV”, diz.

Hillary Clinton
Secretária de Estado dos EUA

hilary-clinton.jpg
Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, 62 anos, é, indiscutivelmente, uma das mulheres mais poderosas e influentes do mundo. À frente da diplomacia americana, após oito anos da política de tom unilateral de Bush, Hillary teve que lidar, desde que assumiu o cargo no início de 2009, com temas como a ameaça do terrorismo e a instabilidade no Oriente Médio, ao mesmo tempo que precisou trabalhar no restabelecimento da imagem dos Estados Unidos perante o mundo. Até agora tem obtido sucesso. Conseguiu reabrir canais de comunicação no mundo islâmico e, quando precisou, falou duro. Em 2010, uma das prioridades da política internacional americana é fortalecer a aliança com aliados como o Japão e a Austrália. Hillary também se comprometeu a tentar melhorar as relações com nações que têm opiniões parecidas com as dos EUA em questões como terrorismo, mudanças climáticas e segurança energética, pontos-chave para a diplomacia americana na próxima década.

Luiz Carlos Barreto
Produtor de cinema

luis-barreto.jpg
Aos 81 anos, o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto inicia o ano com a alegria de ter realizado o mais ambicioso projeto de sua vida o filme “Lula, o Filho do Brasil”, produção mais cara do cinema nacional com orçamento de R$ 16 milhões. Esse foi seu último trabalho como produtor. Em quase 50 anos de atividade, ele alinha mais de 70 filmes no currículo, entre eles clássicos como “Vidas Secas” e “Terra em Transe” e sucessos populares como “Bye Bye Brasil” e “Quatrilho”. “Continuarei na militância política através da tela”, diz Barreto, que agora se impõe um outro desafio: o de bater seu próprio recorde e fazer com que “Lula, o Filho do Brasil” seja visto por um público maior do que o de “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, maior bilheteria do cinema brasileiro em todos os tempos.

Gordon Brown
Primeiro-ministro britânico

gordon.jpg
O último ano não foi fácil para Gordon Brown, 58 anos. Primeiro-ministro britânico desde 2007, ele teve de lidar com dois fortes focos de tensão: um econômico, causado pelos impactos da crise global no Reino Unido; outro político, sintetizado na renúncia de sete ministros e nas pressões para que ele próprio deixasse o cargo. Sobreviveu à tempestade, mas os meses seguintes não lhe reservaram propriamente a bonança. Pouco representativo no cenário internacional, ele é facilmente ofuscado por seus vizinhos Nicolas Sarkozy (França) e Angela Merkel (Alemanha). À sua parca representatividade externa soma-se o desafio de, internamente, garantir a permanência de seu partido no poder – vale lembrar que Brown era ministro das Finanças de Tony Blair, a quem sucedeu no cargo de primeiro-ministro. Com eleições marcadas para 2010, o eleitorado tem-se mostrado insatisfeito com o Partido Trabalhista de Gordon e de Blair, e, pelas tendências mostradas em pesquisas, pode optar pelo Partido Conservador, de David Cameron.

Clique nos links abaixo e conheça as 100 personalidades mais influentes no Brasil e no mundo.

Categoria: ESTRELAS
Parte 1Parte 2

Categoria: OUSADOS
Parte 1Parte 2

Categoria: POLÊMICOS

Categoria: DISCRETOS

Categoria: ÍDOLOS

Categoria: REVELAÇÃO

Categoria: INOVADORES
Parte 1Parte 2