Barack e Michelle Obama
Presidente e primeira-dama dos EUA

chamada - obama.jpg
Um ano depois de assumir o poder, o primeiro casal dos Estados Unidos pode ter decepcionado aqueles que esperavam mais em relação a temas como a guerra no Afeganistão, Guantánamo e outras questões polêmicas. Apesar das críticas, os dois conseguiram – e continuarão a – influenciar a opinião pública. Em relação ao peso das opiniões, ao comportamento e até à moda, os Obama devolveram à Presidência um prestígio que havia desaparecido desde John e Jack Kennedy. Michelle, 46 anos, reconduziu a elegância e a beleza à Casa Branca. E Obama, 48 anos, mesmo com alguns tropeços, amealhou às suas propostas mais concordância do que seus antecessores. Em 2010, o presidente enfrentará desafios, como reduzir o desemprego e pôr um fim à guerra de forma a honrar seu Prêmio Nobel da Paz. Mas colherá frutos dos acertos – como o novo programa de saúde –, o que deve garantir ainda mais poder ao casal.

Obama_255.jpg

Assista ao discurso de Barack Obama durante sua campanha eleitoral

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República

lula.jpg
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 64 anos, teve um 2009 extraordinário. Ao mesmo tempo que bateu recordes de popularidade, tornando-se quase uma unanimidade nacional, Lula teve sua liderança internacional reconhecida de forma inconteste. As capas do jornal britânico “Financial Times”, da tradicional revista “The Economist” e o título de Homem do Ano concedido pelo jornal francês “Le Monde” deram a exata medida de seu protagonismo no cenário mundial. Agora, em 2010, além de manter o País na rota do crescimento, Lula se vê diante do desafio de fazer da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a sua sucessora na Presidência da República. Mais do que isso: pelo caráter plebiscitário do próximo pleito, o que estará em jogo é a continuidade do modelo de gestão atual. Nos bastidores, o presidente será o principal articulador da campanha da pré-candidata petista, o que torna ainda maior a sua responsabilidade na tentativa de eleger Dilma Rousseff.

 

lula_site.jpg

Confira a primeira parte do agradecimento de Lula na premiação realizada em dezembro de 2009, pela revista IstoÉ, na qual foi eleito Brasileiro do Ano

lula_2site.jpg

Confira a segunda parte do agradecimento de Lula na premiação realizada em dezembro de 2009, pela revista IstoÉ, na qual foi eleito Brasileiro do Ano

lula_3_site.jpg

Confira a terceira parte do agradecimento de Lula na premiação realizada em dezembro de 2009, pela revista IstoÉ, na qual foi eleito Brasileiro do Ano

Gloria Pires
Atriz

gloria-pires.jpg
Estrela consagrada da teledramaturgia nacional, a atriz carioca Gloria Pires, 46 anos, foi o grande destaque do cinema brasileiro em 2009. A sua atuação na comédia “Se Eu Fosse Você 2” rendeu a maior bilheteria de um filme nacional desde a retomada da produção cinematográfica no País em 1995. Gloria também foi premiada no Festival de Cinema de Brasília por sua impecável interpretação em outro trabalho: “É Proibido Fumar”, longa-metragem dirigido por Anna Muylaert em que a atriz faz uma solteirona e fumante inveterada que se apaixona pelo seu novo vizinho. E, coroando um ano dedicado ao cinema, Gloria é a intérprete da mãe de Lula, dona Lindu, na cinebiografia do presidente da República dirigida por Fábio Barreto – o filme “Lula, o Filho do Brasil”. Outras duas personagens deverão ser retratadas por ela em 2010: a poeta Cora Coralina e a paisagista Lota de Macedo Soares.

Glória Pires

Dilma Rousseff
Ministra da Casa Civil

dilma.jpg
A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, 62 anos, é a principal executiva do governo. Por sua mesa passam os projetos mais importantes, entre eles o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida. Graças ao seu perfil de gerente, Dilma, desde que assumiu o cargo em 2005, passou a ampliar seu leque de atribuições. Na hierarquia do poder, ela não tem ascendência sobre os demais ministros. Mas, por ser a Casa Civil responsável pela coordenação do governo, cabe-lhe cobrar resultados dos colegas. Daí a sua importância na condução da máquina administrativa federal. É ela quem trabalha para resolver os problemas, para que tudo chegue redondo a Lula. Em 2010, Dilma enfrentará o seu maior desafio: tentará ser presidente da República.

Sérgio Cabral
Governador do Rio de Janeiro

sergio-cabral.jpg
Candidato confirmado à reeleição para o governo do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB) começa 2010 em plena luta para que os royalties do pré-sal fiquem nos Estados produtores e, com isso, garanta os recursos da produção oriunda do Rio. O governador aposta na sua relação de amizade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para manter o acordo já firmado com o governo federal e Estados produtores sobre a distribuição desses royalties. Entre os cariocas, o governador, 46 anos, é criticado em relação aos transportes e ganha pontos pelas Unidades Pacificadoras de Polícia (UPPs), que consistem na ocupação pela PM de áreas dominadas por traficantes de drogas. Em 2009 as UPPs livraram mais de 100 mil moradores (das zonas oeste e sul) do jugo de criminosos. Para maio de 2010, ele anuncia a ocupação de comunidades da zona norte, com a utilização de 3,3 mil policiais recém-formados. 

Ciro Gomes
Deputado federal
ciro-gomes.jpg
Graças a sua influência e popularidade, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), 52 anos, nascido em Pindamonhangaba (SP), foi um dos principais protagonistas políticos em 2009. Ex-prefeito de Sobral, governador do Ceará, ministro da Fazenda, candidato a presidente da República (terceiro mais votado em 2002), ministro da Integração Nacional, Ciro é hoje peça-chave nos arranjos e discussões para as eleições presidenciais de 2010. Não por acaso, ele é assediado por integrantes do governo e até setores da oposição. O caminho que Ciro irá trilhar poderá influir tanto nas eleições estaduais como nas presidenciais. Caso seja candidato ao governo de São Paulo, poderá ter o apoio de uma ampla frente de partidos, entre eles o PT. Nas pesquisas de intenção de voto ao Planalto, Ciro está no patamar de 18%, atrás de José Serra e Dilma Rousseff. Em ambas as disputas, o deputado socialista tem bom desempenho.

Juliana Paes
Atriz

juliana_paes.jpg
A passarela do samba nunca mais foi a mesma depois que Juliana Paes reinou na bateria da Viradouro. Mudou para melhor. E o Brasil nunca tomou tanta cerveja como na época em que a atriz carioca de 30 anos foi garota-propaganda de uma certa loira gelada. Mas a morena que realmente degela o País, a única brasileira a entrar na lista das mulheres sexy da revista americana “People”, vai além da conjunção perfeita de beleza, graça e justas medidas. Na carreira de atriz há nove anos, ela é brilho certo nas novelas. Em 2009 provou que já tinha maturidade para ser protagonista e encantou a todos como a Maya de “Caminho das Índias”, vencedora do Prêmio Emmy. Em 2010, Juliana vai se dedicar a outra mídia: o cinema. Não é preciso dizer que o cinema brasileiro vai melhorar.

06_site.jpg

Confira o discurso de agradecimento de Juliana Paes na premiação realizada em dezembro de 2009, pela revista IstoÉ Gente, na qual foi eleita Celebridade do Ano
 
Juliana Paes

Nicolas Sarkozy e Carla Bruni
Presidente e primeira-dama da França

nicolas-e-carla.jpg
À esquerda do marido nas posições políticas, a cantora Carla Bruni, 42 anos, forma com o presidente Nicolas Sarkozy, 54, um dos casais mais midiáticos do planeta. Há quase dois anos no Palácio Eliseu, ela surpreendeu ao adotar um estilo discreto e elegante, afinada com o marido até nas cerimônias mais formais. Previstos para 2010, uma planejada gravidez da primeira-dama e o nascimento do primeiro filho do casal seriam o componente afetivo que impulsionaria a campanha de Sarkozy à reeleição. Tornaria também a cantora nascida na Itália mais palatável aos franceses, que costumam criticá-la por influenciar decisões do presidente. Sarkozy, por sua vez, deve reforçar seu discurso pela “reforma do capitalismo”, principalmente porque a desvalorização das moedas americana e chinesa em relação ao euro diminuiu a competitividade das empresas europeias.

CarlaBruni_site.jpg

Assista ao clipe da música"Quelqu’un m’a dit", interpretada pela ex-modelo e atual primeira-dama da França

Paul Krugman
Economista

paul.jpg
Prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman é hoje uma das vozes mais influentes nos EUA. Sua coluna no jornal “The New York Times” é um dos maiores índices de leitura do jornal – e também na Casa Branca. Aos 56 anos, acumulou acertos nas suas previsões, como a antecipação da crise asiática na década de 1990. Defende a manutenção em 2010 dos estímulos estatais. Desagrada a boa parte dos políticos americanos, mas eles sabem que, para agradar ao eleitor, precisam conquistar a concordância de Krugman.

PARTE 2

Clique nos links abaixo e conheça as 100 personalidades mais influentes no Brasil e no mundo.

Categoria: ESTRELAS
Parte 1Parte 2

Categoria: OUSADOS
Parte 1Parte 2

Categoria: POLÊMICOS

Categoria: DISCRETOS

Categoria: ÍDOLOS

Categoria: REVELAÇÃO

Categoria: INOVADORES
Parte 1Parte 2