Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Repatriação de dados hospedados na nuvem avança, segundo estudo

Repatriação de dados hospedados na nuvem avança, segundo estudo

Nesta semana foi publicada a edição de 2025 do State of the Cloud Report, da consultoria Flexera. O estudo, feito com 759 profissionais da área de gestão de cloud, mostra algumas das principais tendências desse mercado. Algumas das principais delas são.

1 – De volta para casa

O estudo aponta uma movimentação crescente de aplicações saindo da nuvem para estruturas on-premise. 21% das cargas das empresas pesquisadas foram repatriadas para datacenters locais. O relatório aponta, no entanto, que a entrada de novas cargas na nuvem mais do que compensa essas saídas, o que resulta em um crescimento contínuo das plataformas de cloud.

2 – Nuvem verde

Iniciativas de sustentabilidade da nuvem são outra tendência. 57% dos entrevistados disseram já realizar ou ter planos de monitorar a pegada de carbono de suas plataformas de cloud. 36% dos entrevistados já fazem isso há mais de um ano. O estudo observa que na Europa esse índice é de 43%, e nota que a cada ano a diferença para outras regiões diminui.

3 – IA generativa avança

Acharam que ela não ia aparecer? 😂 Sem surpresas o uso de IA generativa na nuvem avança rapidamente. 72% das organizações já aplicam GenAI de alguma forma em seus negócios, e outros 26% dizem estar em fase de experimentação.

4 – Custo e segurança preocupam

A gestão das despesas da nuvem foi apontada por 84% dos entrevistados como o maior desafio das empresas. Em segundo lugar ficou a segurança dos dados, com 77% das menções na pesquisa.

5 – AWS e Azure no topo

Repatriação de dados hospedados na nuvem avança, segundo estudo

O estudo mostra pouca novidade na corrida dos fornecedores de nuvem. Microsoft e AWS mantiveram a liderança folgada, ambas com mais de 80% de adoção, seguidas por Google (45%), Oracle (27%), IBM (17%) e Alibaba (7%). Vale notar que, em um cenário cada vez mais multicloud, grandes corporações costumam trabalhar com vários provedores de nuvem simultaneamente.