O advogado Renato Ribeiro de Almeida lançou a sua candidatura, pela chapa OAB Popular – Identidade, Representatividade e Respeito, para a presidência da Ordem dos Advogados – Sede Secional de São Paulo (OAB – SP). A chapa tem como vice-presidente a advogada Adriana de Morais, especialista em Direito e Relações Raciais.
A chapa OAB Popular conta com Rodrigo Boldrini como secretário-geral, Eloá Dias Alves como secretária-geral adjunta e Ana Rita dos Santos como tesoureira. Além disso, destaca-se por ser majoritariamente composta de mulheres na diretoria e a maioria dos diretores residirem no interior paulista.
+ Caio Augusto lança candidatura à presidência da OAB-SP; D’Urso tenta Conselho Federal
O objetivo de Ribeiro na presidência da OAB-SP é representar advogados do interior do estado e da periferia de São Paulo, além de abrir caminhos para as questões étnico-raciais e dos direitos da comunidade LGBTQIAP+ que estão presentes na advocacia paulista.
“Eu quero uma OAB-SP que conecta todos e que seja realmente necessária e efetiva para quem mais precisa. Não quero uma OAB-SP distante e elitista. Vamos atuar na ampliação da acessibilidade e oferecer mais cursos voltados à classe, como captação e manutenção de carteiras de clientes”, afirma Ribeiro.
O candidato reitera que a chapa OAB Popular é uma potência que “representa essa força silenciosa de pessoas que até então estavam desamparadas e sem muito poder de voz dentro da instituição paulista.”
Renato Ribeiro de Almeida é advogado com atuação por todo o Estado de São Paulo, bacharel em Direito pela USP, mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Mackenzie e doutor em Direito do Estado pela USP. É coordenador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep).