A jornalista Renata Silveira compartilhou com os seguidores do Twitter que teve sua conta no Instagram bloqueada por violação de direitos autorais, em pleno período de Jogos Olímpicos, após compartilhar imagens de um jogo com a própria narração no futebol feminino.

+ Confira a programação do Brasil na Olimpíada nesta segunda e terça-feira

+ Zanetti cai e fica sem medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio

+ Ela está de volta! Simone Biles vai disputar final da trave nesta terça nos Jogos Olímpicos

– Estou sem Instagram até dia 4. Não posso postar minhas próprias narrações…e ainda posso ficar sem a conta… é cada uma… – postou.

– Galera, quem bloqueou e denunciou foi o COI. São as narrações das olimpíadas que coloquei no insta… – finalizou.

– Se você continuar publicando conteúdo que infringe os direitos de outras pessoas ou que, de outra forma, viola as leias, poderemos desativar sua conta permanentemente.

No Brasil, as obras audiovisuais e fotográficas são protegidas pela Lei Federal n.º 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais). Então, o direito de usar as imagens ou vídeos é só dos autores, necessitando de autorização prévia por meio de contrato para que ela seja usada.

Com isso, o autor, nesse caso o COI, tem o direito de tirar do ar vídeos em circulação com suas imagens dos Jogos Olímpicos. Somente a Globo e o Bandsports podem transmitir os torneios olímpicos, dentro de seus respectivos canais, por terem contratado o serviço.