ROMA, 8 AGO (ANSA) – A Alexander Historical Auctions, uma casa de leilões de Maryland, vendeu um relógio de pulso que pertencia a Adolf Hitler por US$ 1,1 milhão.   

De acordo com a emissora norte-americana “ABC”, o relógio é caracterizado pelas presenças das iniciais “AH” e de uma suástica. A pessoa que adquiriu o acessório não foi revelada.   

Em uma carta aberta, que foi assinada por mais de 30 líderes judeus, o leilão foi definido como “abominável”. Além disso, todos os participantes da manifestação pediram para que o item não fosse comercializado.   

A casa de leilões dos Estados Unidos, por sua vez, disse à imprensa alemã que seu objetivo era apenas preservar a história, e que vários itens vendidos anteriormente foram mantidos em coleções particulares ou doados a museus do Holocausto.   

Segundo uma avaliação feita pela Alexander Historical Auctions, o relógio foi dado como um presente de aniversário a Hitler em 1933, ano em que se tornou chanceler da Alemanha. O acessório teria sido levado como lembrança quando soldados franceses invadiram o Berghof, antiga casa-refúgio do líder nazista em Obersalzberg.   

A casa de leilões acredita que o relógio foi revendido algum tempo depois e passado por várias gerações até hoje. (ANSA).