Relíquias de ‘Padroeiro da Internet’ chegam ao Brasil

SÃO PAULO, 9 ABR (ANSA) – Uma série de relíquias do beato Carlo Acutis, conhecido como “Padroeiro da Internet” e cuja canonização acontecerá no próximo dia 27 de abril, foi recebida pelos católicos da região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, na última terça-feira (8).   

Os fragmentos corporais do jovem, que morreu em decorrência de uma leucemia aos 15 anos, em 2006, e teve dois milagres reconhecidos pela Igreja Católica, após curas em Campo Grande (MS) e Costa Rica, são expostos na Paróquia Santa Ângela, no Jardim Irajá.   

Ao todo, são ao menos três relíquias: fragmentos de órgãos de Acutis, um fio de seu cabelo e um cinto usado por ele quando foi sepultado. Além de ver os itens, os fiéis poderão participar de uma programação de orações inspiradas no futuro santo.   

Em declaração à imprensa brasileira, o padre local Josirlei Aparecido da Silva afirmou que Acutis “é o santo dos nossos tempos”.   

“Toda a história de vida dele de alguma forma foi afetando as pessoas próximas a ele. Tanto que ele não tinha medo de falar sobre assuntos, até mesmo sobre sua própria morte quando ele descobre a leucemia”, acrescentou o religioso.   

Acutis morreu em 2006, aos 15 anos de idade, vítima de uma leucemia fulminante, e se tornou um modelo de vida cristã para jovens no mundo todo após ter usado a web para difundir sua fé, o que lhe rendeu os apelidos de “padroeiro da internet” e “influenciador de Deus”.   

Beatificado em outubro de 2020, ele será canonizado no próximo dia 27 de abril e se tornará o primeiro santo “millennial” – geração nascida entre 1980 e 1995 – da Igreja Católica. Seu corpo é mantido em exposição em um esquife de vidro em Assis, na Itália, trajado com jaqueta, calças jeans e tênis da Nike, em uma tentativa da Igreja de se conectar com as novas gerações.   

Confira a programação: 9 de abril – 17h: vigília conduzida pela Comunidade Shalom; 18h30: terço das mães que oram pelos filhos; 19h30: santa missa na Paróquia Santa Ângela, presidida pelo padre Fabio Vieira e bênção com a relíquia d Acutis; Após a missa, haverá uma noite de louvor com o Setor Juventude da Arquidiocese de Ribeirão Preto.   

10 de abril – 8h30: encontro da relíquia com os seminaristas no Cearp; 9h30: ida a Batatais (SP) para visitar a Comunidade Divina Misericórdia (diácono Francisco); 14h: visita ao HC Criança (oncologia); 18h30: missa na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto e despedida. (ANSA).