O ator, dublador, radialista e humorista José Santa Cruz, morreu nesta sexta-feira, 26, no Rio de Janeiro, aos 95 anos. O artista tinha doença de Parkinson e estava internado para tratar uma broncopneumonia. 

Relembre os personagens mais marcantes da carreira do dublador no cinema e produções para a TV. 

Leia mais em:

+Morre, aos 95 anos, José Santa Cruz, ator e dublador de personagens como Dino, Hagrid e Magneto

Na TV Globo, o artista participou de produções como “Zorra”, “Zorra Total” e a novela “Espelho da Vida”. Também ficou conhecido por ter interpretado o Jojoca nos humorísticos “A, E, I, O Urca”, “Balança Mas Não Cai” e “A Praça é Nossa”.

Já no ramo da dublagem, um de seus personagens mais marcantes foi o Dino da Silva Sauro, da “Família Dinossauro”, em que imortalizou o bordão “Querida Cheguei!” (1991 a 1994). O robô vilão Megatron na franquia de desenhos “Transformers” e o vilão Magneto dos “X-Men”, tanto na franquia de desenhos da Marvel, quanto na de filmes, também imortalizaram o trabalho do artista.

Deu voz ao personagem Rúbeo Hagrid, vivido por Robbie Coltrane em Harry Potter, entre 2001 e 2011. Pinguim, de “Batman O Retorno”, vivido pelo ator Danny Devito, em 1992. J. Jonah Jameson, de “Homem-Aranha”, de 1967 a 1970.