A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, que foi uma das pioneiras da TV brasileira e artistas da Era de Ouro do rádio, morreu na madrugada deste domingo, 5, aos 94 anos, em João Pessoa, na Paraíba. Desde 2015, ela morava na cidade com sua filha, a médica Silvia Rodrigues. Sua última aparição pública foi em dezembro de 2017, quando assistiu a uma apresentação do espetáculo “Hebe – O Musical”, em São Paulo.

Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929 – e foi uma das responsáveis pela popularização da TV no Brasil.

No lançamento da TV Tupi, em 1950, ela foi a voz do hino nacional e apresentou, ao lado do seu marido, o radialista e apresentador Aírton Rodrigues, os programas “Almoço com as Estrelas” e “Clube dos Artistas”.

Depois, na emissora, ela estreou como atriz na trama Corcunda de Notre Dame” (19527), interpretando uma cigana que cantava, dançava e tocava castanholas.

Personagens da Globo

Noêmia (Lolita Rodrigues) e Marcos (José Mayer) em "Viver a Vida" (2009)
Noêmia (Lolita Rodrigues) e Marcos (José Mayer) em “Viver a Vida” (2009) (Crédito:Divulgação/TV Globo/Zé Paulo Cardeal)

Na TV Globo, ela esteve em novelas de sucesso como “Sassaricando” (1987), onde interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha , feita por Claudia Raia, “Rainha da Sucata” (1990) e “Terra Nostra” (1999), mais uma vez sendo mãe da atriz Claudia Raia – e tambén “Uga Uga” (2000), “Kubanacan” (2003) e “Pé na Jaca” (2006).

Seu último trabalho na TV foi na novela “Viver a Vida” (2009), interpretando Noêmia, avó de Luciana, papel de Alinne Moraes.