Tarcísio Meira, que morreu vítima da Covid-19 anos 85 anos, é considerado um dos maiores atores da dramaturgia brasileira. Só na televisão foram mais de 60 trabalhos – mais de 50 na TV Globo –, entre novelas, seriados e minisséries, teleteatros e telefilmes.

+Famosos lamentam a morte de Tarcísio Meira
+Aos 85 anos, Tarcísio Meira morre vítima de Covid-19
+Fãs lamentam a morte de Tarcísio Meira nas redes sociais

Tarcísio nasceu em outubro de 1935, em São Paulo, e começou a carreira artística no final dos anos 1950 no teatro. Em 1957, atuou como novato em “Chá e Simpatia” e “Quando As Paredes Falam” nos palcos paulistanos.

Estreia na TV e casamento
Estreou na TV Tupi em 1959 no teleteatro “Noites Brancas”. Dois anos depois, contracenou primeira vez com a atriz Glória Menezes em “Uma Pires Camargo”, em 1961, de Geraldo Vietri.

Os dois se casaram no ano seguinte e tiveram o. Único filho do casal, o também ator Tarcísio Filho nasceu em 1964.

Tarcisio Meira e Glória Menezes em "Uma Pires Camargo", em 1961
Tarcísio Meira e Glória Menezes em “Uma Pires Camargo”, em 1961

Casal queridinho
O ator e Glória se destacaram na atuação em “2-5499 Ocupado”, na TV Excelsior, de Dulce Santucci, em 1963. Na mesma emissora, fez mais nove trabalhos até, em 1967, estrear na TV Globo, em “Areia e Sangue”. A oportunidade consagrou Glória e Tarcísio como um dos casais mais queridos do grande público, carinho que se mantém até os dias de hoje.

‘Irmãos Coragem’: A superprodução
Em 1970, a trama ‘Irmãos Coragem’, escrita por Janete Clair, misturava faroeste, futebol e uma história de amor entre João (Tarcísio Meira), o mais velho dos irmãos Coragem, e Lara (Glória Menezes), filha do coronel Barros. A produção marcou mais uma grande atuação da dupla.

Gloria Menezes e Tarcísio Meira em 'Irmãos Coragem'
Gloria Menezes e Tarcísio Meira em ‘Irmãos Coragem’

Galã em ‘De Corpo e Alma’
Em 1992, o ator vive o galã Diogo, em ‘De Corpo e Alma’, na Globo. A trama mostra a história do juiz que decide larga a esposa Antônia (Betty Faria) após se apaixonar por Bettina (Bruna Lombardi).

Ator premiado
Em 2000, recebeu o prêmio de Melhor Ator pela Associação Paulista de Críticos de Arte por sua atuação na minissérie “A Muralha”, na Globo.

Letícia Sabatella e Tarcísio Meira contracenam em A Muralha, na Globo
Letícia Sabatella e Tarcísio Meira contracenam em ‘A Muralha’, na Globo

Em outros trabalhos recentes viveu ainda Fausto Leitão, em “A Lei do Amor”, e fez uma participação como o Coronel Jacinto, em ‘Velho Chico’, ambas em 2016, na Globo.

Última novela
Seu último trabalho na emissora foi em “Orgulho e Paixão”, em 2018. Na trama de Marcos Bernstein, inspirada na obra da escritora inglesa Jane Austen, ele viveu Lorde Williamson, pai do mocinho vivido por Thiago Lacerda.