Um ano após a morte de Diego Maradona, o ídolo do futebol argentino é lembrado pelos fãs desde os momentos icônicos em campo até as atitudes controversas, problemas com drogas e acusações que marcaram sua trajetória e o seu legado. Relembre as maiores polêmicas em que o craque argentino se envolveu.

Dependência química

Mesmo sendo um dos jogadores de futebol mais icônicos, Maradona tinha um grande inimigo: ele mesmo. O craque argentino passou a enfrentar uma luta diária contra a dependência química em que o primeiro contato com as drogas aconteceu em 1982, assim que entrou no time Barcelona. Em 1991, foi pego no exame antidoping e suspenso por 15 meses. Após retornar ao país natal, o jogador voltou a se envolver com cocaína e foi preso por porte de drogas. Ele foi liberado após pagar a fiança.

Antidoping

A Copa do Mundo de 1994 marcou o tetracampeonato do Brasil e o “início do declínio” de um dos maiores jogadores do mundo. Diego Maradona foi pego no exame antidoping pela segunda vez, sendo a primeira na Copa de 1991, em uma partida do Napoli. Em 1994, o exame deu positivo e o camisa 10 foi suspenso horas antes da partida contra a Bulgária.

Mão de Deus

Mesmo no auge da carreira, a polêmica era marca registrada na vida de Maradona. Em um jogo da Argentina contra Inglaterra, nas quartas de finais da Copa do México, o camisa 10 disputou a bola dentro da área com o goleiro Peter Shilton. Ele conseguiu acertar a bola com a cabeça antes do goleiro pegar com as mãos. No entanto, em um replay, um gesto feito com a mão indicava um gol irregular que o juiz não notou. Questionado se havia ocorrido alguma trapaça, Maradona disse que marcou o gol um pouco com a cabeça e um pouco com a “mão de Deus”.

Chute errado

Na Copa de 1982, na Espanha, a Argentina foi eliminada na segunda fase da competição. Na última partida contra o Brasil, que vencia por 3X1 (placar já definido), Maradona deu um chute na barriga do jogador brasileiro Batista, em uma jogada desleal que marcou a história das Copas. Anos depois, o argentino disse ao site da Fifa que queria chutar o Falcão. “Quando estava 3 a 1, eles começaram a tirar sarro de nós e eu não gosto perder. Se eu estivesse vencendo e começasse a gritar ‘olé’, você também ficaria nervoso. Mas, sim, eu chutei o jogador errado. Inacreditável”.

Água batizada

Em 1990, a Argentina eliminou o Brasil da Copa da Itália. Aos 39 minutos do primeiro tempo, a equipe médica argentina entrou em campo para atender um jogador contundido e o lateral da esquerda do Brasil, Branco, pediu um pouco de água. No vídeo, o jogador relatou que ele sentiu tontura durante o jogo. Além disso, ele viu o massagista recusar a dar a mesma água para outro jogador argentino, o que fez Branco juntar os pontos. Na época, Maradona disse que havia pedido para dar a “água batizada” com o objetivo de diminuir o desempenho dos brasileiros no jogo. Anos depois, a história foi desmentida por Claudio Caniggia, colega da seleção de Maradona. Assista:

Crise familiar

Até 2003, Maradona foi casado com Claudia Villafañe, namorada de infância, e tiveram duas filhas. Ao longo do tempo, problemas conjugais foram acontecendo e o jogador chegou a acusar Claudia de desviar parte do dinheiro que ele recebia. Nesta época, ele supostamente mantinha relações extraconjugais.

O atleta também se relacionou com Rócio Oliva, em 2014, a quem acusou de lhe roubar jóias e relógios. A mulher foi presa, mas continuou a relação com o ídolo até 2019. Fora do casamento, Maradona teve mais três filhos, todos reconhecidos por ele. No entanto, o ex-jogador também teve mais filhos em Cuba. Após a sua morte, todos os herdeiros seguem em disputa para dividir a herança deixada pelo por ele.

Confusão nas férias

Em 2014, durante as férias na Croácia, Maradona se meteu em confusão na saída de uma boate na cidade de Dubrovnik, depois de ter demonstrado insatisfação com um comentário feito sobre o seu ex-genro Agüero. No vídeo, é possível ver o ídolo argentino correndo atrás de uma pessoa e ouvir o barulho de um vidro quebrando, que foi atirado pelo próprio. Assista:

Acusado de pedofilia

Já falecido, Maradona ainda teve o seu nome envolvido em mais escândalos. Desta vez, o maior ídolo do futebol argentino foi acusado de crime sexual contra uma cubana com quem o craque teve um romance quando ela tinha 16 anos. Além do relacionamento ilegal e abusivo, ele teria conduzido a jovem ao vício das drogas e do álcool. Assista: