23/12/2022 - 15:00
O ano de 2022 foi um intenso período político. Com as eleições para presidente, a polarização de parte da população ficou mais evidente e, depois do resultado das votações, que garantiram a vitória do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), apoiadores radicais de Bolsonaro foram às ruas para protestar o resultado.
Apesar da gravidade das acusações dessa parcela de apoiadores do presidente, que defendem intervenção militar entre outros, muitos momentos protagonizados por eles foram tão inusitados que atingiram o nível cômico. Como quando um manifestante subiu no capô de um caminhão que perfurou o bloqueio ilegal das estradas e se recusou a descer, ou quando um pneu foi cultuado por um grupo que cantava o hino nacional.
Reunimos sete momentos que golpistas foram motivos de piada nas redes sociais. Confira:
Bolsonarista no caminhão
Um apoiador das manifestações golpistas se pendurou no capô de um caminhão que perfurou o bloqueio ilegal das estradas e se recusou a descer. O motorista do veículo, que filmava a cena, seguiu viagem por um período, até que o próprio homem pediu para descer. A cena viralizou, com inúmeras montagens e até um jogo de video game inspirado na situação.
Um apoiador do presidente Jair Bolsonaro se pendurou na parte dianteira de um caminhão para evitar que furasse o bloqueio de uma rodovia, mas o condutor seguiu viagem com o homem agarrado ao veículo.
Mais informações: https://t.co/W5elIX5sVm
Vídeo: Reprodução/Instagram pic.twitter.com/bEZCCfTmnV
— Jogo Político (@jogopolitico) November 3, 2022
Cássia Kis ajoelhada rezando
A atriz Cássia Kis, que é apoiadora do presidente Jair Bolsonaro, participou do ato antidemocrático de bolsonaristas no Rio de Janeiro. A atriz aparece ajoelhada na Avenida Presidente Vargas rezando a oração Ave Maria com um terço católico na mão. A artista já tem sido alvo de piadas por defender e participar das manifestações golpistas e tem sido isolada por seus colegas artistas nos bastidores da novela “Travessia”, da TV Globo.
🎥 Cássia Kis participa de manifestação antidemocrática no Rio e é filmada rezando 👇 pic.twitter.com/LcH4wldKko
— UOL Notícias (@UOLNoticias) November 2, 2022
Prisão fake de Alexandre de Moraes
Manifestantes pró-Bolsonaro comemoraram a prisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, mas a informação era falsa. A cena aconteceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
🚨MICO: Mais uma fake news que os bolsonaristas caem. Agora eles tão comemorando o falso mandato de prisão do Alexandre de Moraes kkkk pic.twitter.com/CYH8bV56CR
— Vai Desmaiar (@vaidesmaiar) November 1, 2022
Culto ao pneu
A cena que viralizou nas redes sociais mostra apoiadores de Bolsonaro cantando o Hino Nacional para um pneu. Conforme relato dos internautas, a cena teria ocorrido em em Irati, no Paraná, onde os bolsonaristas faziam bloqueio parcial da BR 277.
Apoiadores do presidente Bolsonaro aparecem em vídeo cantando Hino Nacional para um pneu.
📷Segundo internautas, o registro foi feito em Irati, no Paraná. pic.twitter.com/T1uOD6U1y9
— Jogo Político (@jogopolitico) November 3, 2022
A revanche do Corinthians
Outro momento que fez sucesso nas redes sociais foi quando torcedores do Corinthians furaram o bloqueio ilegal e tomaram faixas de golpistas. Torcidas organizadas de times como o Atlético Mineiro, o Corinthians e o Palmeiras furaram ou desfizeram bloqueios golpistas para poderem assistir aos jogos do Campeonato Brasileiro. A Gaviões da Fiel desobstruiu um bloqueio na Marginal Tietê, em São Paulo, aos gritos de “democracia”. Com medo, os bolsonaristas fugiram.
Assustado com a chegada da Gaviões da Fiel, um protestante foi embora às pressas, abandonou a moto na Marginal Tietê e deixou chave, capacete e até lanche.
Os integrantes da torcida organizada do Corinthians procuraram a polícia e devolveram os pertences do homem.
🎥 Reprodução pic.twitter.com/qw95PavrfB
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) November 2, 2022
Golpista perdido
A cena de um bolsonarista não sabendo explicar o porquê dos bloqueios também fez sucesso na internet. Um repórter da Record pergunta para o homem que está trancando a BR-316, em Bacabal (MA), a razão do protesto, que responde de forma evasiva.
Saddam Hussein retorna da morte
Durante um bloqueio em Belém, capital do Pará, uma apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que a Polícia estava “comprada” por Saddam Hussein, ex-ditador do Iraque que morreu em 2006.
Aos prantos, bolsonarista diz que polícia foi comprada por Saddam Hussein, que morreu em 2006.pic.twitter.com/wpbOYoxL05
— PAN (@forumpandlr) November 1, 2022