O comitê independente responsável por avaliar a neutralidade da Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA), alvo das críticas de Israel, identificou em seu relatório provisório “áreas críticas” que devem ser abordadas, informou uma porta-voz das Nações Unidas nesta quarta-feira (20).

Israel acusou 12 de seus 30 mil funcionários de estarem associados ao ataque do grupo islamista Hamas em solo israelense no dia 7 de outubro, no qual morreram 1.160 pessoas, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP com base em dados oficiais.

A ONU demitiu imediatamente os funcionários em questão e iniciou uma investigação interna.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, então nomeou um grupo independente presidido pela ex-ministra francesa das Relações Exteriores Catherine Colonna para avaliar a UNRWA e sua “neutralidade”.

O grupo apresentou seu relatório provisório à Guterres esta semana, considerando que “um número significativo de mecanismos e procedimentos para garantir o respeito do princípio humanitário de neutralidade” já estão em andamento na UNRWA, afirmou, nesta quarta-feira (20), Florencia Soto Nino, uma das porta-vozes do secretário-geral da ONU.

O grupo “também identificou áreas críticas que devem ser abordadas”, acrescentou, sem oferecer mais detalhes.

O relatório final está previsto para 20 de abril, embora não deva ser divulgado publicamente.

Especialistas do Instituto Raoul Wallenberg na Suécia, do Instituto Chr. Michelsen na Noruega e da UNRWA participam do comitê de investigação.

Após as acusações de Israel, 15 países – incluindo Estados Unidos, seu principal doador – anunciaram a suspensão do financiamento da UNRWA, uma agência considerada insubstituível na situação crítica em Gaza, onde a ofensiva israelense matou quase 32.000 pessoas, a maioria crianças e mulheres, segundo o Ministério da Saúde do território palestino, governado pelo Hamas.

Desde então, diversos países anunciaram a retomada da sua parcela de financiamento, incluindo Canadá, Austrália e Suécia.

abd/aem/af/llu/yr/mvv