De: Diretor Financeiro
Para: Todas as Diretorias
Assunto: Relatório do Trimestre

Prezados colegas,

Com o encerramento do primeiro trimestre do ano, cumpre apresentar aos senhores os resultados e a performance da nossa empresa nos meses de janeiro, fevereiro e março do corrente exercício.

Começo, como de costume, com um breve resumo da situação que nos encontrávamos no trimestre anterior.

Se os senhores bem se lembram, na reunião de fechamento do ano passado, que ocorreu, por sugestão do diretor de RH, no Bar e Restaurante Sorriso da Ema, tentei informar aos senhores que a situação de nosso caixa era bastante séria.

Utilizei a palavra “séria” no sentido de grave, por isso não adiantaria contar uma piada para o gerente do banco, como sugeriu o diretor de Infraestrutura.

Naquela oportunidade, lembro que o diretor de Inovação me passou um pedaço de picanha e insistiu que eu tomasse mais uma cerveja, porque, segundo ele, sou uma pessoa muito tensa.

Não apenas não tomei a referida cerveja, como evito picanha por causa do meu colesterol, cada vez mais alto.

Naquela oportunidade, tentei explicar aos senhores que nossas despesas têm representado mais que o dobro das nossas receitas, o que qualquer criança de cinco anos pode entender não se tratar de uma situação sustentável a médio e longo prazos.
Seguiu-se veemente discussão sobre a possibilidade de crianças de cinco anos conhecerem aritmética básica ou compreenderem termos como “longo” ou “médio” prazos.

Em seguida, distribui a todos um gráfico que mostrava a disparidade de nossas contas e pedi que os senhores trouxessem sugestões para revertermos aquele tão preocupante quadro.

Aproveito a oportunidade para reforçar que não me chamo Moreira e sim Araujo

Recebi apenas uma resposta, dias depois, do diretor de Produção, que pode ser vista nesse relatório como Anexo I.
Trata-se do desenho de um barquinho despencando numa cachoeira.

A cachoeira em questão, se os senhores tomarem o cuidado de notar, é nosso gráfico de faturamento.

Minha preocupação, como externei mais de uma vez ao longo desse trimestre, é que seria aconselhável que priorizássemos a aquisição de novos clientes o mais rapidamente possível, para tentar cobrir o gap que vem sendo criado já há alguns meses.
Para esse fim, procurei reunir-me com o diretor de Vendas por diversas vezes, enviando inúmeras propostas de datas para discutirmos essa questão.

Infelizmente, como pode ser visto nos emails que constam no Anexo II desse relatório, não obtive sucesso, recebendo sempre a mesma resposta padrão:

“Relaxa, Moreira. Tá tudo dominado”.

Continuando, se os senhores se recordam da reunião supra citada, a certa altura o diretor Jurídico subiu na mesa com um colar de linguiças toscanas, e propôs um brinde, garantindo que “no ano que vem nós vamos bombar!”.

Infelizmente, essa previsão não se concretizou.

Imagino que seja do conhecimento de todos os atrasos ocorridos em nossa filial de Presidente Prudente, quando o diretor Regional, em janeiro, perdeu as chaves do escritório, que só voltou a funcionar 15 dias depois do Carnaval.

Esse deslize, a falta de novos clientes e a queda vertiginosa do dólar prejudicaram ainda mais nossa lucratividade.

Sendo assim, peço encarecidamente recebam esse relatório com a devida seriedade.

Lamento ter que enviar pelo correio, mas como os senhores sabem, nosso provedor de internet não apenas cancelou nossa conta como está nos processando ao saber que nosso CEO, para minha surpresa, mantinha um site de apostas dentro do site da empresa.

Aproveito a oportunidade para reforçar que não me chamo Moreira e sim Araujo.

Pela atenção, obrigado.