Coluna: SóNuvem

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Relatório da NetApp aponta desafios da gestão de ambientes multicloud

Relatório da NetApp aponta desafios da gestão de ambientes multicloud

Um relatório divulgado pela NetApp – fornecedora de software focado na gestão de dados na nuvem – revela que a crescente complexidade da gestão de ambientes multicloud se tornou um dos desafios mais relevantes para executivos de TI de grandes empresas. O estudo entrevistou 1,3 mil executivos de tecnologia de grandes empresas em 10 países, incluindo EUA, Alemanha, França e Japão.

O relatório aponta que 98% dos líderes sêniores de TI foram afetados pelo aumento da complexidade da nuvem em alguma capacidade, levando potencialmente a um baixo desempenho de TI, perda de receita e barreiras ao crescimento dos negócios.

A sustentabilidade tornou-se um impulsionador inesperado da nuvem, com quase oito em cada dez executivos de tecnologia citando os resultados ESG como críticos para sua estratégia de nuvem. No entanto, o retorno sobre o investimento (ROI) é uma preocupação entre a liderança, com 84% dos executivos de tecnologia dizendo que sua estratégia de nuvem já deve mostrar resultados em toda a organização. Quase metade dos executivos de tecnologia (49%) relata que, quando as discussões sobre estratégia de nuvem acontecem, as preocupações com custos surgem com frequência ou o tempo todo.

Segurança de dados é um dos maiores desafios com a crescente complexidade da nuvem, aponta relatório da NetApp

Segurança de dados é um dos maiores desafios com a crescente complexidade da nuvem, aponta relatório da NetApp

IA ganha importância

No próximo ano, mais de um terço (37%) dos executivos de tecnologia relatam que metade ou mais de suas implementações em nuvem serão suportadas por aplicativos baseados em IA. Quase metade dos executivos de tecnologia em empresas menores – aquelas com menos de 250 funcionários – espera atingir a marca de 50% no próximo ano e 63% até 2030, enquanto as empresas maiores ficam para trás.