Saúde da mulher

Relacionamento saudável: quais segredos esconder e quais revelar à sua pessoa amada

Crédito: Pexels

Um estudo da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, revelou que cada pessoa em um relacionamento guarda aproximadamente 13 segredos de seu(ua) parceiro(a). Isso significa que manter segredos de sua pessoa amada pode ser mais comum do que você imagina. 

+ Traição: 10 coisas que você precisa saber sobre o assunto

+ Ansiedade no relacionamento: conheça os sinais e saiba como evitar

É possível, entretanto, que essa prática seja saudável para sua vida amorosa? Com informações da “Slice”, conheça oito segredos que você não deveria esconder de sua pessoa amada — e outros seis que você pode querer manter para si.

Segredos que você não deve esconder em um relacionamento

Mentiras

O segredo mais comum nos relacionamentos é esconder uma mentira. Uma ou duas delas podem não prejudicar sua vida a dois, mas o hábito de mentir pode ser extremamente danoso — inclusive fisicamente.

O aumento do sentimento de culpa e a ansiedade provindos do hábito de mentir podem se manifestar em seu organismo como azia, ataques de pânico e insônia.

Saúde mental

O medo de ser vulnerável pode levar ao sigilo. No entanto, esconder um estado fragilizado de saúde mental pode ter um impacto negativo em você e no futuro de seu relacionamento.

Finanças

Não revelar se você tem problemas financeiros ou quanto dinheiro você ganha pode impedir que o relacionamento avance, afetando as expectativas que vocês têm como casal e como vocês tomam decisões a dois — desde escolher onde passar as férias até onde morar.

Pensamentos de infidelidade

Se você estiver pensando em se envolver com alguém que não seja seu(ua) parceiro(a), seja honesta consigo mesma. Descubra se está apenas fantasiando ou se está descobrindo algo sobre seu relacionamento atual, além das consequências de suas possíveis ações.

Especialistas em relacionamentos não recomendam dizer “estou pensando em trair você”, mas vale a pena compartilhar se você sentir que seu relacionamento precisa ser fortalecido.

Infelicidade

Quanto mais dependente uma pessoa for da outra, menor a probabilidade de elas se separarem. Ao contrário, elas manterão o segredo da infelicidade para si, provavelmente porque o sentimento pode “passar” ou elas amam seus(uas) parceiros(as) mais do que os sentimentos de infelicidade — um segredo muito pesado para se esconder em um relacionamento.

Crenças e valores

Assuntos como religião e política podem ser difíceis de se discutir, e alguns casais simplesmente não compartilham as crenças e valores um do outro.

Seaz você estiver em um relacionamento a longo pro, entretanto, esses tópicos eventualmente virão à tona, especialmente se você tiver que conversar sobre como criar filhos e comemorar feriados, por exemplo.

Ter sido traída

Admitir que você foi traída em um relacionamento passado é um segredo difícil de se contar, principalmente porque pode parecer que você ainda tem mágoas. No entanto, seu novo amor pode descobrir isso mais cedo ou mais tarde, especialmente se ciúmes, ceticismo e confrontos surgirem regularmente e sem motivo.

Relacionamentos passados

Não contar à sua pessoa amada sobre um relacionamento passado pode significar que você não acha que seu relacionamento atual poderia sobreviver a ele.

Segredos que você pode preferir manter para si

Desejar outra pessoa

Ter uma “queda” por outra pessoa é algo normal que pode, inclusive, fazer com que você se sinta bem e até mesmo despertar algo dentro de seu próprio relacionamento. Não é imoral e não significa que seu relacionamento esteja com problemas, a menos que essa queda evolua para uma traição ou que os seus sentimentos pelo seu companheiro(a) mude.

Não gostar dos amigos da outra pessoa

Será que você deve manter em segredo uma certa antipatia pelos amigos de sua pessoa amada? Isso depende de como a situação te afeta. Se seus sentimentos são toleráveis — o que significa que você consegue controlar a situação —, está tudo bem. Nem todo casal precisa ter os mesmos amigos. 

No entanto, falar mal dos amigos de seu(ua) parceiro(a) pode ter efeitos a longo prazo. Um estudo publicado pelo “Journal of Social and Personal Relationships”, em 2017, descobriu que a desaprovação dos amigos pode levar ao aumento do conflito e, finalmente, ao divórcio. Então você pode querer manter isso para si mesma, se puder.

Segredos familiares

Todas as famílias têm seus problemas, e você pode não se sentir à vontade para compartilhar os detalhes confusos da história de seus parentes com outra pessoa.

Segredos de família são estruturados em camadas e construídos a partir de diferentes perspectivas e sistemas de valores, e revelar um segredo pode se tornar confuso se você não puder explicar a situação adequadamente ou não tiver um ponto de vista que seu(ua) parceiro(a) possa entender.

Ambições

A maneira mais fácil de saber se vale a pena contar seus segredos é perguntar a si mesma se isso é sobre esconder uma verdade ou manter sua privacidade. Você tem direito à privacidade, portanto, se quiser manter um objetivo para si, você pode.

No entanto, tenha em mente que um pouco de apoio de seu(ua) parceiro(a) pode te ajudar, e reflita sobre as razões pelas quais você quer manter esse segredo — elas podem significar que um rompimento está próximo?

Aspectos físicos

Alguns segredos podem ser sobre como você está infeliz com sua própria aparência. Geralmente, essas informações são guardadas para si principalmente no início de um relacionamento, por medo da vulnerabilidade e de julgamentos.

Você deve reconhecer, entretanto, que esses tipos de segredos geralmente serão revelados eventualmente, e que a pessoa certa te apoiará em relação a eles.

Coisas que você não gosta

Se seu(ua) parceiro(a) comprou uma roupa que você achou feia ou fez um jantar que não estava apetitoso, você deve ser capaz de manter seus sentimentos em segredo, para evitar ferir os sentimentos dele(a).