Mundo

Relação Trump-Bolsonaro é uma ameaça, diz congressista indígena dos EUA

Relação Trump-Bolsonaro é uma ameaça, diz congressista indígena dos EUA

A deputada brasileira Joenia Wapichana fala acompanhada das congressistas americanas Deb Haaland, à esquerda, e de Ilhan Omar, à direita, em Washington, 26 de fevereiro de 2020 - AFP

A relação entre os presidentes americano, Donald Trump, e brasileiro, Jair Bolsonaro, é “uma ameaça para a humanidade”, disse nesta quarta-feira (26) a congressista indígena americana Deb Haaland, acompanhada de deputadas brasileiras que viajaram a Washington para construir vínculos destinados a proteger a Amazônia.

Haaland, que é uma das duas primeiras mulheres indígenas a ingressar na Câmara de Representantes nos Estados Unidos, recebeu com lágrimas de emoção a deputada brasileira Joenia Wapichana, que também fez história no Brasil ao ser eleita para uma cadeira no Congresso.

“Isto é verdadeiramente algo histórico”, disse, com lágrimas nos olhos, Haaland, durante coletiva de imprensa, enquanto Wapichana e a congressista americana Ilhan Omar abriram-lhe os braços para incentivá-la a continuar.

Haaland – que faz parte do Povo Laguna (Kawaika) do estado do Novo México (sudoeste dos EUA) – destacou que “os problemas que acontecem no Brasil refletem problemas que se vivem nos Estados Unidos”.

“A relação entre Trump e Bolsonaro é uma ameaça para a humanidade, para o ar que respiramos, a água que bebemos e a terra da qual dependemos”, afirmou a congressista democrata.

Wapichana – que falou à imprensa usando um colar típico dos indígenas amazônicos – afirmou que os povos originários são o principal alvo do governo Bolsonaro.

“A Amazônia está em chamas”, afirmou, em relação aos vastos incêndios que afetaram a região em 2019 e denunciou que o governo de Bolsonaro quer abrir a região à exploração de minério.

Segundo dados publicados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), em fevereiro do primeiro ano do mandato de Bolsonaro, em 2019, houve um aumento de 85% do desmatamento.

“Estou aqui para pedir o apoio do Congresso dos Estados Unidos, da minha amiga Deb, da minha nova amiga Ilhan e do povo americano que nos apoiem para lutar pelos direitos indígenas no Brasil”, declarou Wapichana, que viajou aos Estados Unidos com as deputadas Erika Kokay e Fernanda Melchionna.

Veja também

+ Toyota Corolla Cross é SUV do Corolla para brigar com Jeep Compass e cia; confira imagens oficias
+ Robert De Niro reduz limite do cartão da ex-mulher e diz que coronavírus implodiu suas finanças
+ Maria Zilda relembra como soube que Ary Fontoura era gay: “A coisa mais incrível que já ouvi”
+ Rafa Kalimann ensina receita de palha italiana; veja o vídeo
+ Juliana Caetano, do Bonde do Forró, fala sobre proposta de 500 mil reais que recebeu
+ MasterChef estreia sem "supercampeão" e cheio de mudanças
+ Gafanhotos: cidade na Bahia enfrenta invasão de insetos
+ Coronel da PM diz que Bolsonaro é ‘falastrão’ e renuncia à entidade de Oficiais
+ A “primavera das bikes” pós-pandemia vai chegar ao Brasil?
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior