Reino Unido vai aplicar terceira dose de vacina anticovid a pessoas vulneráveis

Reino Unido vai aplicar terceira dose de vacina anticovid a pessoas vulneráveis

O ministro da Saúde do Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (1) que vai oferecer uma terceira dose da vacina anticovid a meio milhão de pessoas com o sistema imunológico gravemente debilitado.

O encarregado da pasta da Saúde, Sajid Javid, afirmou que o serviço público de saúde oferecerá esta terceira dose a quem “tenha podido receber uma proteção menor contra o vírus com as duas doses da vacina”.

Javid anunciou a medida depois que o Comitê de Vacinação e Imunização (JCVI), que assessora o governo, recomendasse uma terceira dose para pessoas maiores de 12 anos com leucemia, HIV em estado avançado ou que tenham sido submetidas a transplante de órgãos recentemente.

Segundo o encarregado, a terceira dose será preferencialmente do tipo RNA mensageiro.

Contudo, Javid disse que “a terceira vacina primária” não constitui, em qualquer caso, dose de reforço.

Segundo explicou, o Executivo “continua planejando” a implantação do programa de doses de reforço – o que vários países estão estudando – para pessoas de risco – inclusive aquelas que possam se beneficiar de uma terceira dose da vacina.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) criticou que os países ricos estejam planejando aplicar doses de reforço em seus cidadãos enquanto outros países, mais pobres, mal conseguem vacinas para sua população.