Reino Unido se une às novas sanções da UE contra petróleo russo

Reino Unido anunciou que se juntará às novas sanções contra o petróleo russo anunciadas nesta sexta-feira (18) pela União Europeia (UE), que preveem reduzir o preço máximo por barril autorizado para exportação.

“Estamos atingindo o coração do setor de energia russo junto com a UE”, declarou o chefe da diplomacia, David Lammy, em comunicado.

“Juntos continuaremos exercendo pressão constante sobre (Vladimir) Putin (presidente da Rússia), sufocando sua indústria petrolífera estratégica e cortando o financiamento de sua guerra ilegal na Ucrânia”, acrescentou Lammy.

O novo conjunto de medidas adotadas pela UE determina uma redução nos preços máximos do petróleo russo exportado para países terceiros de todo o mundo, para 15% abaixo do valor de mercado.

Esse limite é uma iniciativa do G7, destinada a limitar a quantidade de dinheiro que a Rússia obtém exportando petróleo.

O G7 já implementou um limite de preço para o petróleo russo de cerca de 60 dólares por barril (335 reais), e a tendência agora é reduzir esse máximo para cerca de 48 dólares.

ode/zap/psr/eg/dd