Reino Unido quer ‘chave’ da nuvem da Apple

Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Reino Unido quer ‘chave’ da nuvem da Apple

Reino Unido quer ‘chave’ da nuvem da Apple

O eterno debate ‘privacidade x segurança nacional’ voltou à tona nesta semana. Uma reportagem do Financial Times noticiou que autoridades britânicas emitiram uma ordem para que a Apple crie um ‘backdoor’ em sua plataforma de nuvem.

O mecanismo permitiria que autoridades acessassem mesmo informações criptografadas. Segundo a matéria, a ordem foi emitida há algumas semanas e seria restrita a dados de cidadãos britânicos.

Em janeiro, o governo britânico já havia emitido ordem similar, mas que permitiria o acesso a dados de cidadãos de qualquer país do mundo. A medida provocou uma disputa diplomática entre o país e os EUA. Semanas depois, a Apple retirou do Reino Unido seu serviço de cloud mais seguro, o iCloud Advanced Data Protection.

Agora em setembro uma nova ordem, de alcance apenas nacional, foi então emitida. Em nota, a Apple disse que “está desapontada por não poder oferecer a proteção mais avançada aos cidadãos britânicos devido ao contínuo aumento de ameaças à privacidade dos clientes”. A empresa acrescentou ainda que “nunca criou nem nunca criará backdoors” em seus serviços.