LONDRES, 17 JUL (ANSA) – O Reino Unido planeja reduzir a idade mínima de voto para 16 anos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo governo britânico ao apresentar um projeto de lei ad hoc, que se aprovado pelo Parlamento, passará a valer já no próximo pleito, em 2029.
A administração do primeiro-ministro, Keir Starmer, visa uniformizar o direito de voto ao da Escócia e País de Gales, onde maiores de 16 anos já participam dos pleitos locais há anos. Atualmente, a idade mínima para votar no Reino Unido é de 18 anos.
“Aos 16 anos, os jovens podem trabalhar no nosso país, pagar impostos e se alistar no exército, portanto, não há razão para que, a partir dessa idade, eles não possam opinar sobre quem governa” o Reino Unido, afirmou Rushanara Ali, subsecretária responsável pelo dossiê relativo à Democracia, Direitos e Sem-Teto, ao apresentar o projeto, que também pretende recuperar parte do consenso político entre os mais jovens perdido nas últimas pesquisas.
O projeto de lei também prevê a flexibilização dos requisitos para votar, que permitirá a apresentação de cartões bancários com foto simples, ao invés da exigência do documento de identidade, além da ampliar o registro eletrônico automático no cadastro eleitoral.
A medida também propõe a proibição de doações de não-britânicos a partidos políticos, de forma a limitar o risco de tentativa de “interferência estrangeira” na democracia da ilha. (ANSA).