As autoridades de regulação das comunicações no Reino Unido estudam abrir uma investigação contra a AWS e a Microsoft por supostas práticas anticompetitivas no mercado de cloud, informa o NetworkWorld. Segundo a reportagem, a OfCom – órgão que regula o setor no Reino Unido – anunciou que pode acionar os órgãos de investigação de práticas antitruste britânicos por suspeitas de que as companhias estariam usando sua força de mercado de forma indevida. 

Um estudo da OfCom diz que AWS e Microsoft usam de métodos que dificultam a troca de provedor de nuvem e o uso de vários provedores. Entre as questões apontadas pelo estudo estão taxas altas para mudança de provedor e restrições técnicas para interoperabilidade.

Atualmente, segundo o estudo da OfCom,  AWS e Microsoft Azure têm, juntas, entre 60% e 70% do mercado de cloud britânico, enquanto o Google Cloud tem entre 5% e 10%. O órgão afirma que tal nível de domínio do mercado pode dificultar a entrada de players menores e gerar um cenário de oligopólio.

As empresas têm até o dia 17 de maio para responder aos questionamentos da OfCom, e o órgão terá até outubro para decidir se acionará ou não as autoridades antitruste britânicas.