LONDRES, 9 NOV (ANSA) – O governo britânico anunciou nesta terça-feira (9) a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 para todos os profissionais sanitários do Serviço Nacional de Saúde (NHS).
A medida foi formalizada pelo o ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, que especificou que a medida inédita no país será válida na Inglaterra e é destinada a todos aqueles que atuam na linha de frente dos atendimentos à população, a partir de 1º de abril, sob pena de suspensão ou transferência.
“Cheguei à conclusão de que todos os que trabalham para o NHS têm de ser vacinados”, afirmou Javid ao Parlamento britânico.
A vacinação obrigatória, porém, não afetará os profissionais que não trabalham em contato direto com os pacientes ou não possam ser imunizados por motivos de saúde.
De acordo com as estimativas do país, a maioria dos trabalhadores de saúde está vacinada, mas entre 80 mil e 100 mil funcionários ainda não receberam a imunização anti-Covid.
Atualmente, entre médicos, enfermeiras e outros profissionais de saúde na Inglaterra, “cerca de 90% do pessoal do NHS já recebeu duas doses” da vacina, embora em alguns hospitais “esse número caia para quase 80%”.
Segundo Javid, a decisão foi tomada após consultas conduzidas nos últimos meses pelo governo conservador em uma ampla gama de unidades de saúde, sindicatos e organizações comerciais.
“Considerei cuidadosamente todos os pontos de vista e os dados mostram como as vacinas contribuem para a segurança das pessoas e já salvou inúmeras vidas humanas”, declarou.
Além disso, o ministro do Reino Unido destacou que todos os funcionários de lares para idosos na Inglaterra foram convidados a se vacinar totalmente contra o novo coronavírus na próxima quinta-feira (11). (ANSA)