Reino Unido conclui investigação antitruste contra AWS e Microsoft

Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Reino Unido conclui investigação antitruste contra AWS e Microsoft

Reino Unido conclui investigação antitruste contra AWS e Microsoft

Após uma investigação de 21 meses, a CMA (Competition and Markets Authority), órgão que monitora a competitividade de mercado no Reino Unido, publicou seu relatório sobre o mercado de cloud computing no país.

O órgão concluiu que, com 80% do mercado de cloud britânico, AWS e Microsoft possuem uma grande força para ditar os rumos do setor e que a competição “não está funcionando bem”. Já o Google, com uma fatia de 5% a 10% do mercado, foi poupado das observações da entidade.

O relatório tem uma seção dedicada especificamente às práticas de mercado da Microsoft, incluindo aí a maior facilidade para rodar produtos Windows dentro da nuvem Azure. “A Microsoft não oferece alguns de seus produtos nas nuvens da AWS e Google, e os clientes não conseguem transferir esses produtos na maioria dos casos. Assim, as ofertas do Google e da AWS são diretamente afetadas pelas políticas de licenciamento da Microsoft”, diz o documento.

Uma das soluções apresentadas pela CMA seria designar Microsoft e AWS como companhias SMS (strategic market status), sujeitas a regras de mercado diferenciadas em relação aos concorrentes.

A decisão final sobre o assunto, no entanto, não virá tão cedo. A diretoria da CMA só deve analisar mais a fundo os resultados da investigação no início do ano que vem.