MADRI, 18 MAI (ANSA) – Os monarcas espanhóis Felipe VI e Letizia transmitiram ao papa Leão XIV seus parabéns e “melhores votos em nome do povo espanhol, do governo e da família real para um pontificado bem-sucedido” e seu desejo de ver o pontífice na Espanha em breve.
Durante a saudação na Basílica de São Pedro, após a missa solene de entronização do pontífice, a realeza espanhola pôde cumprimentar Leão XIV, juntamente com os chefes das delegações internacionais, e conversar com o pontífice, relata a Casa Real.
Felipe VI e Letizia lideraram a delegação ibérica ao Vaticano, que incluía a primeira vice-premiê responsável pelas finanças, Maria Jesus Montero; a segunda vice-premiê responsável pelo Trabalho e Economia Social, Yolanda Diaz; o ministro da Presidência, Justiça e Relações com as Cortes, Félix Bolaños, a embaixadora da Espanha na Santa Sé, Isabel Celaa, e o líder do Partido Popular da oposição, Alberto Nunez Feijoo.
O governo do premiê Pedro Sánchez já havia enviado uma carta ao Vaticano para pedir uma audiência com o papa Leão XIV e formalizar um convite para o pontífice visitar a Espanha.
Madri espera que o pontífice responda ao convite para visitar a Espanha no futuro. Uma visita que não aconteceu com o papa Francisco, a quem Sánchez havia convidado oficialmente durante a segunda audiência no Vaticano, em 11 de outubro de 2024, depois que Bergoglio expressou seu desejo de ir ao arquipélago para estar “perto de seu povo e de seus governos” durante a crise migratória. (ANSA).