Comportamento

Rei emérito da Espanha salda dívida fiscal milionária (imprensa)

Rei emérito da Espanha salda dívida fiscal milionária (imprensa)

O rei emérito Juan Carlos I em 24 de setembro de 2009 - AFP/Arquivos


O rei emérito da Espanha, Juan Carlos I, que se mudou para os Emirados Árabes em agosto passado devido a suspeitas envolvendo a origem de sua fortuna, pagou mais de 4 milhões de euros ao fisco espanhol, informou nesta quinta-feira o jornal “El País”.

O montante corresponde a impostos atrasados pelo valor não declarado que ele recebeu em voos de uma empresa de jatos privados até 2018, explicou o jornal, que cita fontes ligadas à operação.

Em dezembro passado, o ex-soberano, 83, já havia regularizado de forma voluntária uma dívida de 680 mil euros com o fisco espanhol. A regularização estava relacionada a uma investigação envolvendo corrupção através do uso de cartões de crédito, que o procurador-geral da Espanha confirmou em janeiro. A investigação busca esclarecer se Juan Carlos I usou cartões ligados a contas não registradas em seu nome, o que poderia configurar lavagem de dinheiro.

Caso os fatos sejam comprovados, o rei emérito poderia ser processado, uma vez que a movimentação de fundos e o uso dos cartões ocorreu após a sua abdicação, em junho de 2014. Seu advogado, Javier Sánchez-Junco, que anunciou o acordo fiscal em dezembro, não pôde ser localizado pela AFP para confirmar as informações sobre a segunda regularização.

As finanças do rei emérito são investigadas em outros dois casos, um deles ligado a um contrato de um trem de alta velocidade na Arábia Saudita vencido por um consórcio de empresas espanholas. Juan Carlos I não foi acusado de nenhum crime e seus advogados declararam que ele retornaria à Espanha por questões legais caso fosse necessário.


+ Família de Schumacher coloca mansão à venda por R$ 400 milhões
+ Pentágono confirma que vídeo com OVNIs em forma de pirâmide é autêntico



Veja também

+ Receita de bolinho de costela com cachaça
+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS