LONDRES (Reuters) – O rei Charles participou de uma visita de homenagem e agradecimento à sua mãe, a falecida rainha Elizabeth, que morreu em setembro, no Parlamento britânico nesta quarta-feira.
Como parte da visita, Charles se encontrou com o primeiro-ministro Rishi Sunak e com o líder do Partido Trabalhista, de oposição, Keir Starmer, bem como os presidentes da Câmara dos Comuns e da Câmara dos Lordes.
Charles inaugurou uma placa comemorativa do sepultamento de Estado da falecida rainha no salão de Westminster, onde cerca de 250.000 pessoas passaram por seu caixão –muitas delas esperando por horas durante a noite em uma fila de quilômetros para prestar suas homenagens.
Ele também viu a inauguração de um presente dos parlamentares para marcar o Jubileu de Platina da rainha, que foi celebrado no início deste ano, antes da morte da monarca.
O presente foi um par de lamparinas de bronze com os animais presentes nos brasões do Reino Unido, que Charles acendeu sob aplausos de parlamentares e espectadores.
(Reportagem de Alistair Smout)