Rei Charles se reúne com Meloni e admira jardim secreto em Roma

ROMA, 9 ABR (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, recebeu nesta quarta-feira (9) o rei Charles III, em Roma, no terceiro dia de sua visita de Estado para reforçar os laços entre as nações.   

O encontro ocorreu na Villa Doria Pamphilj e teve duração de pouco menos de uma hora. Até o momento, não há informações oficiais sobre o conteúdo discutido entre os líderes.   

O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, e seu homólogo britânico, David Lammy, também estiveram presentes.   

Ao chegar no local, Charles III voltou a ser recebido com uma cerimônia repleta de pompa, incluindo guarda a cavalo, após já ter sido homenageado com honras militares e um sobrevoo conjunto com as patrulhas acrobáticas da Força Aérea da Itália, as “Frecce Tricolori”, e a Red Arrows, do Reino Unido, durante visita ao presidente italiano, Sergio Mattarella, na última terça (8).   

Grande amante de jardins, o monarca britânico ficou admirado diante do “Jardim Secreto” e observou “com espanto” a plantação que se ergue no terraço atrás do Casino del Bel Respiro, decorado com sebes perenes, que lembram os símbolos da família Pamphilj, a pomba e o lírio, com a fonte de Vênus no centro.   

Na lapela do paletó, o soberano estava usando o broche de Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem do Mérito da República Italiana, recebido ao ser condecorado com a mais alta honraria do país.   

Logo após ver Meloni, Charles III se reuniu com Mattarella no antigo complexo de Mattatoio, na capital da Itália, onde assistiu a uma apresentação teatral e conheceu estudantes de atuação da Academia Nacional de Artes Dramáticas Silvio d’Amico, para aprender sobre a influência significativa de William Shakespeare na cultura italiana.   

Ontem, Charles III e sua esposa, a rainha consorte Camilla, também visitaram o Parque Arqueológico do Coliseu, um dos principais monumentos da Itália, e depositaram uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, no Altar da Pátria.   

Hoje, os dois, que celebram seu aniversário de 20 anos de casamento, são esperados no Parlamento da Itália, onde o rei fará o primeiro discurso de um monarca britânico e visitará a Câmara dos Deputados.   

Esta é a quarta viagem ao exterior do monarca britânico após seu diagnóstico de câncer no ano passado e a primeira ao território italiano como sucessor ao trono de sua mãe, Elizabeth II, falecida em 8 de setembro de 2022. (ANSA).