Rei Charles III faz discurso inédito no Parlamento da Itália

ROMA, 9 ABR (ANSA) – O rei Charles III realizou nesta quarta-feira (9) o primeiro discurso de um monarca do Reino Unido no Parlamento da Itália, no terceiro dia de sua visita de Estado, e afirmou que trabalhará para fortalecer a amizade entre os dois países.   

“Estou aqui com o objetivo de reafirmar a profunda amizade entre o Reino Unido e a Itália e de me comprometer a fazer tudo o que puder para fortalecê-la no tempo que me será concedido como rei”, disse o soberano britânico, após ter sido recebido ao som de uma versão do hino nacional italiano.   

Além disso, falou que é preciso democracias como a das duas nações se unirem em tempos internacionais tão difíceis e celebrou o fato de Reino Unido e Itália terem apoiado a Ucrânia em “seu momento de necessidade”.   

Entretanto, alertou que imagens de guerras e destruição estão sendo propagadas por todo o continente, e que os jovens estão as vendo em seus “smartphones e tablets”.   

“Em poucas semanas, celebraremos o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial na UE, lembraremos o terrível preço da guerra e o precioso dom da paz”, afirmou, acrescentando que “os jovens veem todos os dias, em placas, que a paz nunca pode ser dada como certa”.   

Por fim, Charles III recordou que visitou a Itália 18 vezes e uma das alegrias de sua vida é conhecer este país. “Como qualquer velho amigo, estive com vocês nos momentos mais felizes e tristes da história nacional: jamais esquecerei a visita a Veneza”, após a restauração do Teatro Fenice, ou a “Amatrice”, depois de um terremoto devastador. (ANSA).