Um regulador norueguês aplicou nesta terça-feira (8) uma multa de quase US$ 100 mil dólares diários (cerca de R$ 490 mil, na cotação atual) à gigante da tecnologia Meta por ter utilizado dados de usuários das plataformas Facebook e Instagram para divulgar publicidade direcionada.

A Meta deverá pagar o equivalente à um milhão de coroas norueguesas por dia (US$ 97 mil ou R$ 475 mil) a partir de 14 de agosto, disse a autoridade norueguesa de proteção de dados (Datatilsynet).

A decisão tomada em 14 de julho proíbe o “marketing comportamental no Facebook e no Instagram” por três meses, afirmou Tobias Judin, representante do departamento internacional da Datatilsynet.

“A publicidade comportamental da Meta envolve uma vigilância intrusiva a seus usuários, o que tem um impacto negativo em seu direito à proteção de dados e na liberdade de informação”, acrescentou.

Judin também ressaltou a preocupação sobre o uso dessas informações.

“Também estamos preocupados que dados pessoais sensíveis possam ser usados para fins de marketing. Percebemos que as práticas da Meta são contrárias à lei de proteção de dados”, continuou.

A Meta tinha até 4 de agosto para tomar medidas corretivas.

“A multa é imposta porque a Meta ainda não cumpriu nossa proibição”, disse Judin.

A empresa, por sua vez, anunciou na semana passada que solicitaria o consentimento formal destes usuários na União Europeia para que possam utilizar seus dados para publicidade direcionada nas redes sociais.

A Europa representa um mercado essencial para a gigante tecnológica americana. O Facebook tinha cerca de 300 milhões de usuários ativos diários na Europa em 2022, de um total de 2 bilhões em todo o mundo.

Os europeus também geraram cerca de um quinto das vendas de anúncios do grupo.

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