O Financial Conduct Authority (FCA, regulador financeiro do Reino Unido) anunciou nesta quinta-feira, 8, um novo conjunto de regras para a comercialização de criptoativos, que passam a valer em 8 de outubro deste ano. Dentre elas, as empresas que comercializam criptoativos devem garantir que os investidores tenham o conhecimento e a experiência adequados para investir em cripto.

Além disso, quem promove cripto deve colocar avisos sobre eventuais riscos e garantir que os anúncios devem ser claros, justos e não enganosos. As regras do FCA seguem a legislação do governo do Reino Unido.

“Nossas regras dão às pessoas o tempo e os avisos de risco corretos para fazer uma escolha informada”, afirma Sheldon Mills, Diretor Executivo de Consumidores e Concorrência da FCA. Segundo ele, os consumidores precisam estar cientes de que a criptografia ainda não é regulamentada e segue sendo altamente arriscada: “Quem investe deve estar preparado para perder todo o seu dinheiro”, diz.

Uma pesquisa do FCA mostra que a propriedade estimada de cripto mais que dobrou de 2021 a 2022, com 10% das duas mil pessoas consultadas afirmando que possuem cripto.

O FCA ainda está consultando as empresas que anunciam criptomoedas, as quais devem se manifestar até 10 de agosto, para elaborar orientações adicionais.