Geral

Regra mudou para destravar transferências de áreas verdes

Para destravar a obtenção de áreas verdes que poderiam ser transformadas em parques municipais, a Prefeitura alterou, em junho, as regras da Transferência do Direito de Construir (TDC). Trata-se de uma ferramenta prevista no Plano Diretor que autoriza donos dessas áreas a doar seus terrenos à cidade e, em troca, receber autorização para usar o potencial construtivo em outros terrenos, onde desejam tocar empreendimentos imobiliários. O primeiro espaço que deve sair com base nesse instrumento é o Parque Augusta, cuja conclusão das negociações foi anunciada ontem.

Os TDCs podem ser usados pelo dono do terreno, mas também podem ser vendidos ao mercado, para que empreiteiras obtenham desconto nos valores de outorga que têm de pagar para erguer grandes torres.

As mudanças tiveram objetivo de desburocratizar a medida, que foi regulamentada em 2016, mas que até agora não havia sido usada. “Quinze projetos foram protocolados na Prefeitura, mas nenhum avançou porque os interessados não conseguiam apresentar toda a documentação exigida”, diz a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Heloísa Proença. Segundo ela, a lista incluía até “documentos que não existem”, como um certificado de inexistência de débitos imobiliários federais. A lista de exigências caiu de 18 para 7 documentos.

Os TDCs também são emitidos para imóveis tombados, que podem negociar esses papéis para obter recursos para preservação, e para indenizar proprietários de áreas desapropriadas para obras viárias. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel