O 29th Inffinito Brazilian Film Festival – Miami chegou à Flórida no último dia 3 de setembro com sessões especiais, estreias de filmes brasileiros, mostras competitivas de curtas e longas-metragens, além de uma exposição inédita do artista visual Vinicius Amorim, “Diaphragme”.
Neste sábado, 13, a cerimônia homenageará um ator de sucesso da teledramaturgia brasileira: Reginaldo Faria. O artista é protagonista do longa-metragem “Perto do Sol é Mais Claro”, dirigido por Regis Faria, e que terá sua première mundial no festival com a presença do diretor e ator.
A ficção é um comovente retrato de Rêgi (Reginaldo Faria), um engenheiro carioca de 85 anos que está enfrentando a perda de sua esposa. A narrativa mostra sua rotina solitária, o apoio dos filhos e sua determinação em seguir em frente ao escrever um livro, e se apaixonar por uma talentosa atriz.
O filme celebra a vida, a resiliência e o poder do amor nas complexidades do envelhecimento. A premiação será no Silverspot Cinema Downtown Miami, conhecido por comportar a maior tela de cinema da Flórida.
O público também poderá assistir, gratuitamente, entre 14 e 26 de setembro, na plataforma de streaming Inff.online, a uma mostra em sua homenagem.
No total, serão sete longas-metragens estrelados, dirigidos ou roteirizados pelo artista: “Cidade Ameaçada” (1960), “Assalto ao Trem Pagador” (1962), “Pra Frente, Brasil” (1982) e “Selva Trágica” (1963), os quatro dirigidos por seu irmão, Roberto Farias; “Lúcio Flávio – Passageiro da Agonia” (1977), de Hector Babenco; “Memórias Póstumas” (2001), de André Klotzel; “Aguenta Coração” (1984) e “Barra Pesada” (1977), ambos dirigidos por Reginaldo Faria. A mostra estará disponível nos Estados Unidos e Brasil.
Veja os principais destaques
3 a 13 de setembro
A programação do Inffinito Brazilian Film Festival acontece até o dia 13 de setembro nas regiões de Broward (Deerfield Beach), Coral Gables, Miami Beach e Downtown Miami. Entre os destaques, neste domingo (7/09), para celebrar o Dia da Independência do Brasil, haverá apresentações do DJ Lupa e show de Silvia Brazil & NovaSoul Band, no Carousel Club Gulfstream Park, em Hallandale Beach.
O Cinema South Beach, em Miami Beach, recebe ainda a Mostra Competitiva de Longas e Curtas-Metragens a partir de segunda-feira (8/09) a 12/09.
Os longas que integram a mostra são: “Todo Mundo (Ainda) Tem Problemas Sexuais” (presença e Q&A com diretora Renata Paschoal e a atriz Letícia Lima); “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert; “Malu”, de Pedro Freire; “Filhos do Mangue”, de Eliane Caffé; “Câncer com Ascendente em Virgem”, de Rosane Svartman (presença da atriz Suzana Pires); e “Um Lobo Entre os Cisnes”, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki (bate-papo com o bailarino Thiago Soares após a sessão). Já os filmes da mostra competitiva de curtas-metragens são: “Uma Menina, Um Rio”, de Renata Martins; “Travessia”, de Karol Felicio; “Pavilhão”, de Victoria Fiore; “Bijupirá”, de Eduardo Boccaletti; “Sankofa”, de Anna Parisi (com presença da diretora); “Nhandê”, de Elisa Telles e Begê Muniz e “Jaz”, de Liza Gomes (filme convidado ou hors concours com presença da diretora e ator Alexei Waichenberg).
Os 13 filmes da mostra competitiva concorrem ao troféu “Lente de Cristal”, que será oferecido aos vencedores pelo público e pelo júri oficial do Festival. As categorias avaliadas na mostra competitiva serão: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Ator e Melhor Atriz. O público elege também o Melhor Filme em Longa-Metragem e Melhor Curta-Metragem pelo voto popular.
No mesmo período, de 8 a 12/09, será realizada a exposição inédita “Diaphragme”, do fotógrafo e artista plástico Vinicius Amorim, no foyer do O Cinema South Beach. A mostra abre as projeções de seis longas-metragens e um curta-metragem, que estão na Mostra Competitiva da 29ª edição do Inffinito Brazilian Film Festival a partir do dia 8 de setembro, às 18h. A exposição poderá ser visitada até o dia 12 de setembro, das 18h às 23h.
Criado e dirigido pelas produtoras Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane B. Spinelli desde 1997 em 14 cidades (Miami, Nova Iorque, Vancouver, Barcelona, Madrid, Londres, Roma, Frascati, Milão, Bogotá, Montevidéu, Buenos Aires, Xangai e, no Brasil, em Canudos), o Inffinito Brazilian Film Festival já realizou 102 edições no mundo e é a principal porta de entrada para produções brasileiras no mercado norte-americano e latino.
Inffinito Brazilian Film Festival no streaming
14 a 26 de setembro
Com o objetivo de divulgar o cinema brasileiro para o mercado internacional e celebrar a diversidade e representatividade do país, o Festival também realiza, de 14 a 26 de setembro, uma grande mostra de filmes brasileiros para todo o território norte-americano na plataforma de streaming do evento.
Esta edição apresenta quatro mostras temáticas distribuídas em salas virtuais: Sala Reginaldo Faria – Mostra Homenagem (disponível gratuitamente nos EUA e Brasil); e outras três disponíveis exclusivamente no território americano: Sala Laura Fernandes – Mostra Panorama Brasil; Sala Diversidade – Mostra RioLGBTQIA+; e Sala Garcia Family Foundation – Mostra Panorama Curta.
A curadoria do festival é assinada por Adriana L. Dutra, Laura Fernandes, Liliana Kawase, Ricardo Cota e Viviane B. Spinelli e Alexander Mello.
Mostra Competitiva de Longas-Metragens
“Todo Mundo (Ainda) Tem Problemas Sexuais”, de Renata Paschoal
“A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert
“Malu”, de Pedro Freire
“Filhos do Mangue”, de Eliane Caffé
“Câncer com Ascendente em Virgem”, de Rosane Svartman (presença da atriz Suzana Pires)
“Um Lobo Entre os Cisnes”, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki (bate-papo com Thiago Soares após sessão)
Mostra Competitiva de Curtas-Metragens
“Uma Menina, Um Rio”, de Renata Martins
“Travessia”, de Karol Felicio
“Pavilhão”, de Victoria Fiore
“Bijupirá”, de Eduardo Boccaletti
“Sankofa”, de Anna Parisi
“Nhandê”, de Elisa Telles e Begê Muniz
“Jaz”, de Liza Gomes