Vale a pena colocar uma carreira brilhante em jogo? Parece que para as atrizes Regina Duarte, de 75 anos, e Cássia Kis, de 65, sim! Por meio das redes sociais, entrevistas ou qualquer declaração pública, as veteranas se arriscaram para sair em defesa do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL), que desde que perdeu as eleições para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está passando um período sabático nos Estados Unidos.

Regina Duarte

A ex-secretária especial de Cultura do governo Bolsonaro usa bastante as suas redes sociais para espalhar fake news e gerar polêmicas. Nesta semana, Duarte causou revolta ao fazer uma postagem sobre a situação do povo Yanomami. Ela colocou em dúvida o fato dos indígenas estarem passando fome.

“A infância desamparada dos Yanonamis, uma gente criada à base de mandioca, feijão, verduras e peixe”, escreveu no Instagram.

Recentemente, Regina Duarte fez um comentário preconceituoso para repercutir o termo neutro “todes” usado pelo governo do presidente Lula em cerimônias oficiais. Na rede social, ela compartilhou uma montagem para debochar do termo, usado para substituir palavras que determinam gênero, utilizando o “e” no lugar de “a” e “o”.

O uso do termo “Todes” é uma forma de promover a inclusão identitária de pessoas não-binária, ou seja, que não se identificam com o gênero masculino nem com o feminino.

Cássia Kis

Já Cássia Kis gerou muita polêmica por ter participado de diversas manifestações antidemocráticas a favor de Jair Bolsonaro, e ter dito uma fala homofóbica durante uma entrevista, afirmando que “casais homoafetivos seriam um destruição para a vida humana e ameaçam os seus princípios sobre família”.

Carreira e credibilidade

Tanto Regina quanto Cássia estão sendo bastante detonadas por internautas e por amigos de profissão pelas suas atitudes. Após deixar o cargo de secretária especial de Cultura do governo Bolsonaro, Duarte estaria tentando voltar a atuar, mas com as declarações polêmicas que deu, pode ter dificuldades para retomar a carreira na televisão.

Mesmo tendo seu contato renovado com a Globo até 2025, segundo informações do site Observatório da TV, Cássia Kis não é mais bem vista e querida pelos atores como antigamente. A artista, que atualmente está no ar na novela das nove “Travessia”, quase deixou a trama após pedidos de colegas de folhetim, que alegaram que ela é bastante inconveniente ao tentar convencê-los de suas ideologias políticas.