A atriz Regina Duarte, que foi secretária de Cultura durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), usou o seu perfil no Instagram para afirmar que a faixa presidencial usada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era falsa. Porém isso se trata de uma fake news que circula em grupos de extrema direita.

“Até a faixa é uma fraude! Alexandre de Moraes (ministro do Supremo Tribunal Federal) entrega faixa fake para o ladrão posar de presidente!”, escreveu a atriz ao repostar uma imagem divulgada por um perfil de extrema direita.

Inconformada com a publicação da colega de profissão, a atriz Elisa Lucinda repreendeu Regina ao afirmar que “a classe (artística) está chocada com você”.

“Deixe de ser antidemocrática, você tem neto (…) Uma história linda você escreveu e está dando conta de pagar. Aceite o resultado das eleições. Ou então desista de pronunciar a palavra democracia”, completou.

Faixas presidenciais

A verdade é que existe mais de uma faixa presidencial. A que Lula recebeu no domingo (1°) foi a mesma utilizada por Dilma Rousseff (PT) durante o desfile pelo Dia da Independência, em 2015.

Em outra ocasião, na posse do segundo mandato, Dilma também usou a mesma faixa presidencial usada neste ano por Lula.

Na posse do primeiro mandato como presidente, Dilma usou a faixa que Lula mandou confeccionar quando ocupou a presidência.  A faixa é a mesma utilizada por Jair Bolsonaro no ano de 2019.