O regime sírio e as forças curdas concordaram com um cessar-fogo, depois de uma semana de violentos combates em Hassakeh (nordeste), segundo uma fonte oficial curda e a televisão pública síria.

“Um acordo final de cessar-fogo foi acertado com mediação de chefes militares russos”, firma um comunicado emitido na região autônoma curda. A tv oficial síria confirmou o acordo.

De acordo com autoridades curdas, as forças do regime e milicianos curdos das YPG (Unidades de Proteção do Povo curdo) vão retirar-se da cidade, que vai passar sob o controle das Assayech (polícia curda) e a polícia do governo.

Uma troca de corpos, feridos e reféns, também deve ser realizada, bem como a abertura de todas as estradas fechadas pelos combates, de acordo com a televisão estatal e autoridades curdas.

Ao final dos combates, que mataram 29 pessoas, incluindo 15 crianças, os curdos passaram a controlar 90% desta cidade, enquanto as forças governamentais ocupam o centro, onde os edifícios do governo estão localizados.

Um jornalista colaborador da AFP disse que a situação estava calma e os habitantes tinham ido ao Mercado Central para fazer compras, enquanto outros voltaram para casa com as suas malas.