PESARO, 8 DEZ (ANSA) – A província de Pesaro e Urbino, na região de Marcas, sediará a primeira edição de um evento natalino, que disponibilizará mais de 100 atividades em 22 vilarejos históricos do território italiano.
“O Natal que você não espera”, que acontecerá até o próximo dia 6 de janeiro de 2023, transformará os locais em verdadeiros postais de Natal.
Na cidade de Candelara, até 11 de dezembro, será realizada a 19ª edição da celebração “Candele a Candelara”, um mercado de Natal dedicado a velas. A festa que, pela sua ambientação e atmosfera única, está entre as mais nobres e famosas do norte da Itália.
O centro do festival é reservado para o mercado de Natal que acontece na antiga vila medieval nas colinas ao redor de Pesaro, onde todas as noites a luz artificial é apagada para dar lugar a milhares de chamas acesas.
Além disso, as diversas velas acompanharão os visitantes durante todo o passeio pela vila, incluindo pelos presépios, trenzinhos e espetáculos com artistas de rua.
Já Mombaroccio acolherá o mercado situado em sua rua principal, as várias exposições de ambientes de inverno, além da casa do Papai Noel, com workshops e atividades para crianças, e o Parque Mágico, com queda de neve artificial.
Por sua vez, a vila medieval de Gradara, símbolo de arte, cultura e tradição, aguarda os visitantes com mercados, espetáculos, shows e animação, sob o tema “Castelo de Natal”.
Urbino contará ainda com presépios artísticos e tradicionais localizados entre vitrines, palácios, igrejas e vitrines. A iniciativa é promovida pelos voluntários do Pro Loco de Pesaro e Urbino e conta com o apoio da região. O evento também prevê atividades em Frontone, uma das mais belas aldeias da Itália, dominada pelo maciço do Monte Catria e imersa em bosques verdes com vista para as colinas e o Adriático.
No Natal, o castelo medieval do município transforma-se na casa do Papai Noel e oferece um percurso mágico pelas salas. Há também mercados, oficinas de arte, jogos, entretenimento e shows.
Pergola, a cidade dos bronzes dourados, recebe o festival do vinho de chocolate numa paisagem encantada de abetos com enfeites de lã, doados pelos cidadãos. O evento é enriquecido com barracas de comida, artesanato artístico, oficinas e visitas guiadas em uma das mais belas aldeias da Itália até 11 de dezembro.
Em Urbania, entre 4 e 6 de janeiro, acontecerá a festa nacional da Befana com suas mil meias costuradas à mão colorindo as ruas estreitas da vila. Durante o evento, 300 ajudantes ficarão prontos para receber as crianças em sua casa, enquanto pelas ruas do centro uma meia de mais de 50 metros de comprimento é desenrolada aos cantos, sons e danças. A festa é encerrada com a espetacular descida da Befana na sua vassoura em um voo acrobático e pirotécnico.
Ao todo, 22 vilarejos vão promover eventos: Candelara, Fano, Fossombrone, Frontone, Mombaroccio, Mondolfo, Pergola, Urbania, Urbino, Canavaccio, Paravento di Cagli, Fermignano, Montefelcino, Barchi, Isola del Piano, Gradara, San Costanzo, San Lorenzo in Campo, Montecchio di Vallefoglia, Montefabbri, Montemaggiore al Metauro e Sant’Ippolito. A programação completa pode ser acessada no site oficial (ilnatalechenontiaspetti.it ).
(ANSA).