Aos 21 anos, o gamer José Neto, conhecido como Neto Silva, ou Smoke, descobriu ter osteoporose. Médicos responsáveis pelo jovem relacionam o diagnóstico ao estilo de vida nada saudável, com consumo de cerca de três litros de refrigerante todos os dias, além de café e energéticos para permanecer acordado jogando.
“Uma estratégia é usar água com gás com limão, uma fruta, fazer um drink nesse sentido para ter a sensação do gás, do borbulhar na boca com um sabor. É importante salientar que é sempre bom procurar a água gaseificada naturalmente”, explica Edvânia Soares, nutricionista da Estima Nutrição.
“Há vários indícios que indicam que o refrigerante pode estar prejudicando a saúde, como o aumento de peso, a celulite, uma pele mais opaca, presença de cárie dentária, de dor de cabeça, de fadiga, alguns problemas digestivos, gases”, lista a especialista. “Mas é importante saber que esses sintomas podem não ser exclusivos do consumo de refrigerantes, mas, também, provocados por outro alimento”, acrescenta.
Veja, a seguir, mais orientações:
– Além da osteoporose, o refrigerante pode oferecer um risco de obesidade, pois é rico em açúcares, a chamada “caloria vazia”. As versões light (redução de açúcar) e diet (presença de adoçante) também são prejudiciais, pois qualquer estímulo doce na boca fará o pâncreas produzir insulina e o excesso desta aumenta o tecido adiposo e, consequentemente, o risco de obesidade.
– O refrigerante pode aumentar também o risco de diabetes tipo 2, além de doenças cardiovasculares, porque o consumo excessivo deste promove tanto o excesso de açúcar como também de sal.
– Há também o aumento da propensão de cárie dentária e desidratação, pois há em sua composição a cafeína, e de doenças renais, pois o excesso de sódio deste alimento faz com que não absorvamos corretamente o cálcio, tendo um aumento de chances de pedra nos rins.
– Em relação ao refrigerante, não há uma quantidade máxima diária ou semanal que pode ser ingerida sem riscos à saúde. Pode consumir refrigerante de vez em quando? Sim, se todo o restante da alimentação estiver de acordo com um plano alimentar saudável. Caso contrário, é ruim abrir uma alternativa para a pessoa ter o consumo de um alimento industrializado como regra na alimentação.